quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Segure a onda...

Segure a onda...!



               Guaíba, no Gazometro-Porto Alegre-Rs


O recente episódio ocorrido com a grande surfista brasileira Maia Gabeira, que quebrou o tornozelo ao enfrentar uma senhora onda de mais de 20 metros no mar de Portugal... nos leva a meditar sobre essa expressão que remete ao controle de nossas emoções, ao apelo para a diplomacia, nas tempestades e questiúnculas do dia a dia...

Convenhamos que uma ondinha dessas que batem nas canelas já nos tonteiam ...!Quem pode se imaginar brincando ( embora Maia seja uma dedicada profissional do surf, premiada e destacada na área) de flertar com uma ondona daquelas sem rodopiar ,beber um montão de água salgada, e morrer de medo, sim senhor!

Não sei por que invejo esses equilibristas em suas aventuras de surfarem ondas mundo afora... como a nos lembrarem que afinal estamos- mesmo em terra seca, submersos em grandes ondas e temporais, com os quais pensamos jamais querer nos debater...mas que , no entanto, agua vai, agua vem - e lá cai um e mais outro, sem todo aquele treino preciso para sair rindo e feliz no caso... que nem sempre sucumbe mas passa por seus sofridos embates com a vida!

A carta da Justiça tinha saido no jogo do tarô do dia; mesmo sendo daqueles mecanicamente preparado no programa de algum mago do computador... impressiona!
Parece que afinal - a justiça reside nos argumentos de razão colocados diplomaticamente -isto quer dizer-: sem deixar ver suas feridas; sem desnudar as feridas alheias... do trágico quadro de mazelas humanas de todos nós...
No impossível dos dias , referimo-nos tanto a esquecer a dor de si como tambem da do outro; as regras sociais,  esvaziadas de  um conteúdo cultural mais definido , ou menos amorfo, sobram nos cadernos e fermentam os desentendimentos...
Ninguem está nem aí para a dor ninguem!
Dizer que isso seja uma desumanidade e´atrevimento filosófico de baixa consistencia pois afinal deveríamos ser todos  humanos!

Por mais inveja que uma Maia da vida, alem de tudo muito jovem ainda, me cause com sua grande habilidade em se lançar em qualquer cenário no mundo e lindamente surfar as ondas, dominá-las , superá-las, voltar a elas quantas vezes quizer...e ainda receber premios por isso, cada dia que passa sinto meu cadinho de mil e um limites e mais uma maleta gigante onde guardo milhares de tristezas e desapontamentos com a chamada humanidade ...!
Confesso que -cá entre nós- : não sei o que é o ser humano; acho que ele não existe como nos tem sido vendido um certo humano e ainda mais- associado com bom carater, pessoa boazinha, caridosa, respeitosa, laboriosa, tudo que pode se agregar a um mantra desses...!
Não existe!

Vamos sim - tratar de imitar as pequenas 
e lindas Maias Gabeira que temos no nosso grande país...

Mas mesmo sabendo que não é brincadeira não!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário