domingo, 31 de março de 2013

QUEM É QUE NÃO SABE FAZER AMENDOIM AÇUCARADO?



QUEM É QUE NÃO SABE FAZER AMENDOIM AÇUCARADO?


memoráveis amendoins que não deram certo

Tudo ajuda pois num clima em 
que sendo páscoa- tendo colocado cacau (ãhã ...do puro...!) no meu amendoim ...
pois eu fiz daqueles amendoins de páscoa...- só que 
nos meus- teve cacau, tá? 

Então como ia dizendo...: ah! Os amendoins...
que ia colocar no celofane vermelho
em pacotinhos para as tres crianças
dos vizinhos aqui de casa...
são uma menina e dois guris... para os quais queria fazer um agrado- pois é assim que se fala 
aqui no Rio Grande do Sul: fazer um agrado...

Mas acreditem que não tinha créditos
para ligar para alguem - uma viva alma ... 
que me ditasse a receita do amendoim açucarado... sim, tinha que ser rápido pois já os havia jogado na panela ...

Se os torrei antes? Sim... e mais do que isso: não os comi... me controlei - fato inédito ;  deixei-os  lá esperando para a hora do açucaramento! 
Só que esperei muito , fiquei cansada e daí.. queria uma receita , rápido...!

Livros de receita,se eu tenho? Claro. Tenho, vários... mas onde está a do amendoim açucarado para por em celofane para a páscoa? 

Se eu não lembro como a minha mãe fazia? Lembro; que eu comia...! Só!
E do cheirinho do achocolatado no ar... hummm!

Meu Deus- pensei , pensei... nessa amiga, naquela, nessa ocasião em que vi, com esses olhos que a terra há de comer- vi a Débora fazendo... como era que ela fazia? 
Não lembrava... o detalhe... : como era... ? Parecia que levava água... e muito açucar e mexia e  mexia e deixava a tal água evaporar e pronto o açucar grudava no amendoim ...( e o cheiro no ar , de chocolate e nem ia chocolate, nada...)
e 'tava pronto  - "o negócio" de páscoa...!
Mas que que me aconteceu?! Ah... quer saber mesmo?

Enjoei...

Poxa!

Mexi, mexi, coloquei o cacau em pó de verdade,  cacau verdadeiro do preto mesmo, junto-: o achocolatado, para não ficar muito amargo e um  tantão de açucar, do cristal...: que tal?  Não era pra dar certo? Ah : antes coloquei água... -metade do amendoim de água... ; e fui mexendo ... 

Não gosto quando o amendoim fica cru e porisso já tinha torrado eles ... Mas  pensam que  deu certo?

Nada.

Dessa vez, enjoei. 

Ficou bonito; bonito, ficou; amendoins grandes, ao chocolate, brilhando, úmidos, e encruados pois cozinharam não é? Tudo que fiz para que ficassem torrados foi em vão...! 

Enjoei...Não, não.

Coisa complicada demais- maginem dependerem de mim dezoito sobrinhos, mais alguns afilhados, e mais alguns amiguinhos vizinhos? Seria a morte!

Cada dia me convenço mais...: como Deus é bom...!!

Ele dá Tias e Dindas - queridas- às crianças do Brasil- e adjacências - das mais competentes em matéria de amendoins açucarados que é para elas não ficarem frustradas em tempos pascais...pois uma pobre duma criança não merece ficar sem receber nenhum agrado de um adulto porque não tem nem competência de preparar  um simples e tradicional -

 saquinho de celofane com amendoins que ele fez ao carinho da hora ?

 É o sinal dos tempos...

Mas que eu enjoei , enjoei...!






Nenhum comentário:

Postar um comentário