terça-feira, 3 de julho de 2012

A força das palavras



A força das palavras  faz com que se tornem famosos muitos palestrantes profissionais  que chegam a ter por missão recuperar e acentuar a força das palavras para os desavisados e sofridos , por isso mesmo - esquecidos que estão da feliz força das palavras.


Porque não se pensa apenas o sentido positivo, vibrante, construtivo, saudável da vida ao inves de fixar idéias de doenças, de negatividades, destrutividades, dando força ao que não deve?
Motivos suficientes para estar nas primeiras fileiras desses seres iluminados - cobrem lá o que cobrarem!
Pois afinal- recuperar o verdadeiro sentido das palavras com a força feliz é uma fortuna incalculável e pode tornar talvez até um povo inteiro mais feliz.
Estamos em algum lugar com conhecimentos sistemáticos sobre o que significa a um povo como o japones por exemplo e dentre eles - o segmento que cultiva as palavras rituais de gratidão, de  repetitiva louvação como no ritual da Seicho-no-ie...E em cuja explicação doutrinária se estendem as positivações para tudo- palavras tem força- cuidado com a força das palavras; é bom... para atrair coisas boas, para evitar coisas ruins.


Ahá! Eis aí o mantra da virada de tudo- palavras com força tal que podem alterar a vida da pessoa, das pessoas, da sociedade, do país, do mundo?
Quem sabe...Quem sabe...!


A Filosofia da Linguagem tem em sua história a figura do filósofo Wittgenstein 
como um pensador que veio
junto a alguns outros autores contemporâneos 
fazendo vários estudos que trocando
muito ligeiramente em miúdos, 
resume nossa vida a jogos de linguagem...Um dia desses vamos tentar pensar com esse autor...


Vá saber se uma boa Ave Maria rezada fervorosamente
não chegará aos ouvidos de Nossa Senhora?
E se por acaso um sonido de pouca variação melódica e de
sonoridade grave de um bom monge tibetano
não será a cura de meu pâncreas só de vibrar ao cantar...?
E o adorável som de repetidas vezes em que meu pai dizia Alah uhaqbath -
lendo e recitando e cantado seus versos corânicos ( desde sua infancia) - não limpem o ar em volta?
E quando se canta que - "meus inimigos tenham pernas e não me alcancem..., tenham mãos e não me toquem, tenham olhos e não me vejam, salve Jorge, Salve, Jorge,...?


Pois é - o que precisamos aprender e ensinar sobre a força das palavras...? Onde  começar? Por onde?
Não há uma única fórmula , uma única escola, um único padrão, a não ser o estágio provável da sensibilidade de cada um e ai que dor ... perder ou ganhar nos jogos de linguagem...não é questão de força? Pra que então inventaram a palavra? Seu sentido é tão pouco... desdenha-se tão rápido... melhor dançar o sentimento, tocá-lo, cantá-lo ...mas a palavra mesma... e sua força, aiaiai!



Nenhum comentário:

Postar um comentário