quarta-feira, 24 de julho de 2013

A APARECIDA

A

APARECIDA.


            Sobraram num vão estreito de um dia , tantas desesperanças e indecisões...:- que caminhos seguir?
            Como andar sozinho, fragil e desprotegido, despreparado para toda sorte de enfrentamentos da vida cotidiana nesse mundo de meu Deus?! 
Estava andando no centro de Porto Alegre , atravessando da saída do trensurb para na Rua Uruguai, embarcar no onibus e ir ao Gazometro trabalhar mais um dia.
Por ali , pessoas disformes em seus andrajos se esgueiravam no chão- uma de um lado e outra mais adiante... Dormiam ali... sobre espuma de colchão sujo e desencapado e enrolados em uma série estranha de vestimentas - uma manga de uma coisa, uma calça de outra ... e nos pés um tenis com sorte, mas nem sempre.

         Conheci gente que afirmou dedicar parte de seu tempo com seus amigos ou companheiros de igrejas ou organizações religiosas a esses seres humanos derrubados , num cenerário de desconsolo total.

 Certa feita, vinda da Restinga, num domingo, chegando a parada de onibus na Borges, ainda em Porto, e vendo muitos ali na Riachuelo , local onde se escondem sob marquizes muitos desses tipos de gente... o meu companheiro de viajem( sim viajem - sair da Restinga - bairro da zona sul de Porto Alegre - é uma viajem de uma hora, uma hora e dez...) fez questão de me dizer que achava o "fim da picada" essas pessoas ali deitadas enquanto eu , saira de casa, podendo já estar perto de aposentada, e permanecer no conforto de minha casa , depois de uma vida inteira de lutas e trabalho; enquanto aquelas pesssoas não se ajudavam; nem siquer lutavam como eu.Tratava-se de um senhor morador do bairro e com quem vim conversando desde o ponto final até o centro da cidade...sobre tudo que nos ocupa numa conversa dessas...Ele trabalhava como segurança no Palacio Piratini e estava escalado para aquele domingo. 

Poderia ter  sim, ficado com a certeza de estar no caminho certo na minha vida... pois estava testemunhando uma  coisa legal - como se estivesse sendo valente, lutadora , digna.

 Mas podem imaginar a confusão na minha cabeça? Afinal , ninguem sabia mas por pouco , muito pouco- quase tive que estar perto do chão como aquela gente e embora quase ninguem soubesse, de onde eu vinha nessa manhã- era apenas um quarto sem janelas , cedido pela caridade alheia em que de última hora me valeu a sorte pois não podendo pagar um aluguel por ganhar muito pouco com meu artezanato, tampouco poderia aspirar alojamento quatro estrelas...
Não , não via nenhuma diferença entre os mendigos e eu... naqueles dias ( os quais mesmo sendo  de um grande aprendizado, não esconderão que resultaram em que eu prefira a morte a voltar a vive-los...)!
Mas voltando à manhã em que atravessava o centro de Porto Alegre para ir ao Gazometro onde vendia meus objetos em papel mache e fazia retratos ao vivo, e a Aparecida.

É -imagine que alguem que, provavelmente, tinha editado o milheiro de santinhos de Nossa Senhora Aparecida ( onde tem a imagem da santa encontrada no Vale do Paraíba, em São Paulo, de um lado e do outro a oração a ser feita,  a gráfica onde foi impresso e a sugestão de que ao alcançar a graça pedida , imprima o milheiro e distribua gratuitamente a outros viventes para que possam   fazer o mesmo...)  e jogou ali , na calçada alguns desses exemplares . 

Então , mesmo tendo alguns desses santinhos de melhor qualidade do que aquele ( pois eles tem presença  na  nossa vida por várias justificativas) naquele dia , naquele momento-  meu coração apertado, pelo sufoco do dificil dia que teria que enfrentar, tentando conversar e convencer as pessoas que poderia fazer -lhes um lindo retrato ... que as peças são recicladas e ecológicas... que precisava que elas me dessem o sustento de qualquer jeito , senão... ficaria muito mal , resolvi me abaixar e pegar um santinho daqueles e com um sentimento de fé em  uma Maria - Aparecida - simbólicamente ou não ( mistério seja respeitado) penso que a mãe de Jesus existiu e perdura atraves dos tempos... e tem toda uma multidão de seres que se dedicam a socorrer os necessitados da sorte, e poderia muito bem me dar uma chance naquele dia  e me ajudar no meu trabalho... e que aquele pedaço de papel , atirado ali, caridosamente por alguem , vinha me lembrar que não estava tão só afinal...

Aconteceu isso ainda , com Santo Antonio, com Santa Edwirges, com São José...e tambem com o famoso São Jorge... !

Cheguei a conclusão que algumas pessoas tem o desenvolvimento extraordinário e não precisam mais de imagens de ninguem nem de sinal algum para se inspirar e baixar a cabeça num gesto de humildade e concentração de energias, reunir em determinadas situações na vida, coragem para seguir em frente e não desanimar...não se deixar abater por  completo...

Quem vive no Brasil , e tem como eu- algo próximo de 60 anos ( completarei no ano que vem já!!) e foi educado em paróquia católica , religiosa e cristã da uma Senhora das Mercês, conviveu com padres Franciscanos , frequentou o Colégio de irmãs Vicentinas do bairro, vivenciou o movimento de jovens da década de 70, não tira tudo isso de sua cultura como se tirassse um casaco e sai andando sem proteção alguma no frio... sem correr riscos de apanhar no mínimo um resfriado!Conclusão simples e apressada essa, é o que me paro a pensar há anos ...

Afinal, como esses santos todos 
duram tanto no tempo 
sem terem apenas morrido? 
Onde ficam ?
Nos ouvem?
Nos veem?
Suas histórias são verdadeiras ou romanceadas - isto é, um pouco de verdades
 e outro tanto de ficção ( literatura)?

Com muito esforço , passei a imagina-los como seres de certa luz, isso significa que estão leves mesmo, como raios de luz... e que possam deslocar -se nos espaços siderais e contenham em suas relações muitos amigos e ajudantes que trabalham por todo mundo que converse com eles... mas tambem por quem nem sabe que eles podem estar por aí...

Tambem cheguei a conclusão que existem anjos - embora não com asas- na minha modesta opinião; santos  e outros seres  entre os quais - os seres chamados humanos entre as tantas criaturas conhecidas.

Ao que parece os santos foram seres humanos - mas só ao que parece;  vamos que a história não seja tão simples assim?

Pelos modos de muita gente em sociedade dos dias de hoje, pelo menos nas que enxergamos - embora tudo possa ser pesquisado na internet e encontrado e conhecido - como jamais em tempo algum alguem poderia imaginar viver... 
- fica relativamente simples- distinguir os horrores da barbarie( disseminada em todos os cantos do mundo...),
dos gestos generosos e desenvolvidos por esforços (tambem em evolução) por todos os lugares habitados pelos homens...

Olhando o percurso histórico da humanidade tomada em seu conjunto e de forma ligeira, aqui e agora- pode parecer que só de dores e sacrifícios sejam forjados os santos... ainda que se repitam na vida de muitos ( tambem na nossa ...) acho insuportável essa sina e destino inexoráveis...

Prefiro crer em uma pedagogia que já instale o "ship da boa vontade"- no coração das pessoas e que embora muito diferentes nos estágios de evolução e compreenssão de mundo,seja possível encontrar menos injustiça e prostração em todos os cantos onde a felicidade não é o queijo a mesa no café da manhã...

Mesmo que não se queira , somos um fruto de nossas circunstancias históricas e possibilidades desiguais e nem por isso destrutivas mutuamente,
podendo conviver e convergir para novos e melhores dias...

Os atores de ontem, de hoje e de amanhã não precisam ser todos de mesma cor , tamanho nem cheiro...nem ainda, de mesmo discurso... e seria precipitado exigir-lhes coerencia ética universal consequente- cem por cento, apenas por serem de épocas simultâneas...

Parece-nos hoje mais plausível - que todos os credos tenham responsabilidade na felicidade de seus fiéis e 
que a ordem da dor e do sofrimento pode e deve acabar... para que uma nova ordem mais mansa e saudável - calma e poderosa passe a existir no mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário