quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Passagens

Passagens


Logomarca criada para a coleção de camisetas com figuras comemorativas 
de XX anos em arte
Fatima Abrão, 2012- Novo Hamburgo - RS.











Num trem que partia em cinco minutos entrou correndo
 pois não era possível atrasar naquele dia.
O tempo contava sim e tinha que ser ligeiro.Para quem olhava não fazia a menor diferença. Todo mundo estava na sua corrida particular de todo dia e que dizer de um a  mais, um a menos no sufoco da vida? 
Tanto faz diria alguem... Tanto se dá...ou melhor:- ninguem estava nem aí... na verdade!
Mas ao chegar pareceu que tinha valido muito a pena ter desabado e nem feito  mais nada ao levantar e sair deixando para traz tudo ou quase tudo por fazer... Nem cama arrumada, nem casa varrida, nem louça lavada...  Céus...! Ai de quem entrasse e visse isso tudo de perna pro ar agora!Seria o fim...!

Ia pra onde? Ah pois é ... e ela sabia lá? Nem imaginava... quer dizer supunha... Imaginava um lugar assim com sala, cadeiras, gente...Só não sabia nem onde ficava nem como chegava lá... ia indo na dita boa fé. Não há de ver que havia um espírito de boa vontade ali dentro do coração surrado , combalido de crer nos ditames e ordens dos outros...nas suas estranhas vozes de comando?
Nada se parecia - sempre dava a impressão de que o aperto no coração era apenas um a mais... fruto de uma doença de angustiar-se sempre que alguma coisa inesperada oprimia e que se sentia obrigada a obedecer.
È - : o-be-de-cer.

Uma vez presenteara seu filho na adolescencia com um livrinho que se chamava -
"A droga da obediencia" ; perguntei-lhe de que autor mas não lembrava. Talvez tenha ficado fora de época pois pode contar desse tempo quase uns 20 anos passados!
Um livro que discutia a obediência cega à ordem das coisas no mundo.. ou algo parecido... estava no livro um conselho para cuidar e não sair por aí obedecendo sem mais nem menos. Mas enfim na vida era difícil isso de não dar importância ou tanta ou nem tão pouca... para as coisas... como as horas marcadas, a palavra dada, coisas combinadas entre pessoas nas conversas ou nos escritos... 

Em tudo era preciso ser flexível... nem todas as variáveis entram nos cálculos antecipados e precisamos estar mais livres para decidir sobre acordos firmados pois nem tudo pode sair conforme o esperado... as vezes até mesmo porque o esperado é que os acordos sejam descumpridos e a opressão que pode daí se forjar se arremeta e invada e mine as confiantes relações transformando-as em insatisfatórias e cheias de desilusão umas para com as outras... 
Talvez todo direito se estruture em função das falhas humanas serem o desejado motivo de contenda. Cada vez que vejo um retrato de Kafka me lembro dessa pessoa... nem ingenua nem crédula mas ainda obediente... a pobre!

Num lapso de memória esquecera o horário de voltar a sí... Havia uma hora em que  poderia dizer adeus  e ir simplesmente embora... Silenciosamente . A dose tinha sido um pouco muito...
Mas alguma coisa lá dentro de sí fez que ficasse e até o fim se comportasse com obediencia. Pode olhar-se e sentir-se orgulhosa de sua força e galhardia- sobrevivera, inteira a tudo.

Fizera cinco limonadas, fizera amigos, prolongara o fiapo de fé e alcançara o coração de dois ou tres... com um tanto de amargura sim , profundo gosto de mofo de um pão velho que obrara no escuro do armário e ninguem jogou fora,  ao contrário fez  foi questão de partilhar com ela... Porque compartilhar alegrias? Cantar , ser feliz? Se lá atraz sobrava dor e descaso pra cada um dos momentos que os outros viveram e para quem viver a realidade da vida significava ter só a mágoa a oferecer, a ira para reagir, o ódio a semear...?

Passagens baratas ainda bem, logo lhe ressarciram não as da ida - pois nem era prá ter ido; as da volta que era para facilitar.

Um solene e desafiador percurso trilhado num mundo estranho , jamais sonhado; assustador veículo de loucuras a par de um dia lindo de sol e de lindas e laboriosas venturas criativas de trabalhos e escaladas em pautas de fé e confiança numa espécie de mundo mais robusto e feliz como se alguem pudesse duvidar da idéia!







Nenhum comentário:

Postar um comentário