terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alfredo Gomes Filho-ou-O teatro estava dentro do homem...


O homem era o teatro...













     Série -Rabiscos de cadernos- Fatima Abrão- 
        XX anos em Arte- 2012-

Fui visitar o Barracão.
Ele quem me convidou.
Não fui cheretar , não.
Ele quem me convidou.
Naquela época, idos de anos noventa-
fins se me lembro direito, eles ( seu grupo)
faziam uma peça ou sei lá se não eram umas tres,  isso sim!

 Bom, fiquei pasma: um barracão mesmo ... enorme desses que cabem uns caminhões lá dentro... 
Ele disse- :"um dia vamos fazer um teatro aí -eu e o Lanza...
é plano...para a comunidade...aberto para a comunidade ; aqui, o bairro é muito fora do centro , não vem nada de cultura pra cá  e a gente vai ter que construir,  um dia vai ter que ter coisa aqui... a gente tem que construir!"...
 Ele? Quem era? Recem formado, jovem , muito jovem, 
uns nem trinta acho... Com uns tres filhos pequenos, com nem 10 anos o mais velho.Lutavam já com educação e arte teatral  na sua familia... para sobreviver...
Era uma fase em que criaram bonecos de silicone - 
à perfeição- e estava me mostrando todo o processo 
que se desencadeava para produzir cada cabeça 
e mãos de cada personagem, em cada fase: argila, gesso, areia, silicone, quando fica bolha , começa tudo de novo, antes de tudo o desenho....ah, sim : o desenho....! 

Como um artista mostrava  os 'bastidores' de seu atelier a uma novata , amadora é que:  não entendi... e eu tonta fiquei mesmo boquiaberta pensando nunca vou ter essa estrutura, nem paciencia, nem técnica , nem vou saber fazer tão maravilhoso trabalho como o Alfredo e sua turma...! 

Um espaço enorme todo dedicado a esse trabalho , com total cuidado, etiquetas, empacotamento, roupinhas, os bonecos saiam prontos pra serem encenados no texto das peças criados por eles...

Muitos anos trabalhando nas manhãs de domingo nas apresentações para as crianças patrocinadas
pela fundação cultural durante a feirinha no Largo da Ordem...
Quanta gente cresceu tendo visto esse trabalho precioso , minucioso, dedicado a eles ... feito com maestria pelo Alfredo Gomes Filho e sua troupe?

Mais umas voltas nos Festivais pelo país, fora do país, e agora meu Deus- vai inaugurar o tal do Teatro...!!

Cheio de coragem, gente mais incansável nunca se viu.
E outros amigos se juntaram e agora vai abrir-se
como no sonho acontecia... 

Tempos novos , virão tantos espectadores, mais que isso : artistas vão estar ali, fazendo suas estrepolias 
e garantindo que a arte em todas as dimensões -
continue sendo legítimo campo de trabalho 
para quem quiser se atrever a entrar por ele 
e dizer suas falas ao mundo com sua beleza particular, 
com sua música especial, com sua alegria 
e sua forma rica de fazer pensar nos outros ,
seres que te espreitam ao redor , na natureza -  na vida palpável e insondável, tambem!

Quanta vida se realiza num espaço criador e 
recria-se por tanto carinho e amor  colocado a sua disposição em recursos numa peça , num espetáculo, 
que embora por tempo limitado, atingirá os sonhos, 
a transformação de comportamento, a mudança de atitudes  a revisão de pensamentos , a invasão de sentimentos de gratidão profunda à vida... 
Poder ter proporcionado a liberdade de realização
a tantas pessoas que por ali passarão; 
enfim , que bom que o espetáculo sempre vai continuar...
Novas gerações virão para ali representar, trabalhar  e amar o teatro e a vida... e terá sido incrível ter visto tudo isso acontecer pela pesisitencia e bravura de um artista e amigo como voce ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário