quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MUSEOLOGIA- ECOS

MUSEOLOGIA - ECOS


CASA SCHMITT-PRESSER-Hamburgo Velho


 

Instituto  de Patrimonio Histórico e Artístico  Nacional recursos físicos, financeiros e
Depois de muitos anos deteriorando no abandono por constituir-se em empreitada ousada e cara  a sua recuperação, essa casa -que fora entreposto de compras em início da colonização de Novo Hamburgo,volta a existir para recompor o patrimônio da sociedade não só hamburguense mas para pesquisa da comunidade nacional que se  ocupa  da memória histórica e artística... do país.

Casa Schmitt-Presser e fundação Scheffel
foto de Fatima Abrao (2012)

Vizinha da Fundação Scheffell, sem dúvida esse fato colaborou para que seu destino viesse a ser 
o que hoje se delineia; ambas as construções tem uma história comum interessante  de cultura e costumes 
 diretamente ligadas ao espírito desses imigrantes germânicos que tinham por hábito canto coral -
 para o que- um dos salões da fundação era local de ensaio; uma casa a frente deles -tinha um professor de música; imaginar que essa vida fosse monótona pode ser equívoco dos grandes... 
Mais adiante um pouco ficava um salão de festas e  bailes que aliás foi belamente retratado por Pedro Weingartner...
 Quando essa reestruturação foi possível - todas as forças sociais , culturais, políticas , institucionais, foram convidadas e democratimente pode-se dizer- ocorreu seu renascer emocionante- para quem pode acompanhar e festejar a reinauguração...como nós!

Equipes de técnicos de museologia do Estado do Rio Grande do Sul, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Do Museu de Petrópolis (RJ), somaram-se a arquitetos , historiadores, publicitarios, sociólogos,  membros de associações de amigos do bairro de Hamburgo Velho, em orquestração da Secretaria de Educação e Cultura do Municipio-(Maria Antonieta Schmitz Backes- secretária á época) fizeram somados esforços em que todo possível foi desenvolvido para a reabertura da casa . 
Ao fundo dela - se estende um grande parque 
de area verde - e uma das propostas seria um dia 
criar uma linguagem museológica que vinculasse as ambiencias da casa , da fundação Scheffel e do Parcão .

 Vinte anos se passaram ... por acaso hoje resido no bairro e na quadra da casa... e não sei -mas creio que não houve progresso nessa museologia ecologica...investimentos  de que tipo deveriam ser realizados...enfim!?

 Na busca de entender o que tem sido meus XX anos em arte, achei que sem dúvida - a Casa Schmitt- Presser está ali - na largada do ano de 1 992...

Dedico essa página hoje a todos com quem partilhamos aquela experiencia  e de quem infelizmente pouco me lembro dos nomes mas vou pesquisar e voltarei a isso em outro momento pois tenho  lindas fotos da inauguração que voces gostarão de ver...trabalhamos cedida durante seis meses integrando essa equipe e fizemos todo o dossie onde se registra todo o desenvolvimento desse grupo de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário