sábado, 12 de janeiro de 2013

E aí, Firmeza?!


E AÍ , FIRMEZA?!



Há pouco tempo reuni umas caixinhas de fósforos comuns,
dessas de uso de todo dia. Comprei pincéis de pelo de marta, tintas, sentei a frente de tudo e me concentrando
decidi que seriam as primeiras de mil que pintaria- para comemorar meus vite anos em arte.

Colei pequenos pedaços de papel cançon sobre as caixas e então comecei a trabalhar com o que veio vindo sem censura viesse o que fosse, na cor  e tons , com traços , temática, assim e coisa e tal...

Conheci um rapaz que fazia gravuras e colava e vendia na Redenção e no Gazômetro em Porto Alegre .
Trabalho lindo de muita qualidade artística... a quem apresentamos á Luciana ,designer e dona da lojinha  do térreo da Casa de Cultura Mario  Quintana e onde é possível encontrar sua obra ainda hoje- refiro-me a Yuri Aranha, jovem talentosíssimo, sediado em Tapes.

Bom, meu fôlego foi até a décima quarta caixinha... Cheguei a conclusão que  estava bom esse número já formava uma boa coleção para o propósito 
de comemoração . Passei a imprimir a laser 
as pinturas e colar em outras caixinhas, e assim mantendo as originais. Pude comercializar a vontade  como fazem modernamente os designers em geral...


Muito cheia, de sí ... fui a uma universidade próxima , que frequento regularmente para pesquisas ( na biblioteca) e ao sair da lancheria interna , decidi abordar um grupo de jovens sentados a conversar alegremente e com estampas de visual bem contemporâneo (tipo black) - pedi licença e lhes mostrei minhas caixinhas...

Todos - exceto uma moça - que ficou  (sim que ficou) viraram as costas -mostrando-se nauseados... e uma levantou-se e foi a portaria dar queixa por querer saber como deixavam ( camelos...(!?) entrarem na escola...( acho que eles eram do ensino médio...)  ...
Enquanto isso - a moça  que ficou dizia... -:"a senhora conhece  o surrealismo? a gente curte o surrealismo, sabe? a gente acha mais legal... o abstrato  e o surreal... porque o resto é meio babaca, sabe? E a senhora conhece Salvador Dali?"
Nisso a outra mocinha voltava pisando grosso... me deu medo... 
Recolhi minhas coisas, me desculpei e um pouco vexada mas  me sentindo forte pela coragem (- afinal como saber o que eles pensavam senão me aproximasse deles?) fui indo o mais depressa que pude , embora.

Por outro lado - melhor nem aprofundar o horror desse contato todo cheio de pressupostos ...de que voce vem de um mundo ignorante e eles de um , culto... por algum sinal de sua exterioridade... roupa, sapato, bolsa, joia, cabelo?
Piercing, tipo de expressão artística? -Idade-?Humildade?

Ou nada disso - apenas voce está por fora ... o código é simples - já te deram as costas, não responderam a teu assunto, caia fora... vá andando...voce é o que se chama de -vacilona, aqui só entra e senta os "Firmeza" 
na vida...!!

Fazer-se respeitar é prá mim um mistério
 pois muitas vezes chega as raias
 do absurdo...em que nenhuma ética
 pode ser considerada até porque
 pode ser que o único errado 
seja voce. 

As manobras da sorte fazem com que se perca as estribeiras  e coisa facil - a razão; o destempero , a delicadeza vai ficar como um resquício no esquecimento 
e a marca de sua passagem será o desequilibrio...

Queiramos ou não ... somos estrangeiros nesse tempo ...

totalmente  desesperançados de poder vir a compreender 

o lugar que teremos no mundo nos próximos anos

se não tivermos amparo financeiro, saude, amigos...ainda mais que as verdadeiras igrejas estão esvasiadas de fieis honestos , sinceros, preocupados com a caridade e a Paz.

2 comentários:

  1. Querida, há Esperança sim!!!!! Pessoas como você fazem a diferença, juntando mais uma e outras mais vai aumentando a Energia Positiva que vai transformar esse Planeta.... O movimento já começou, vai demorar um pouco, mas já está em andamento......cada vez mais pessoas estão despertando para uma nova consciência.....
    Parabéns pelos Vinte Anos de Arte!!!!!
    Lindos trabalhos, lindo texto!!!!
    Abraços
    Nilceia

    ResponderExcluir
  2. O Nilcéia , que voce nem saiba que fiquei horas matutando em devolver para o rascunho esse texto por estar datando-o forçosamente ; nos colocando muito vitimizados de posturas da juventude - e talvez nem seja tudo isso; enfim... mas lá no fundo .. há pelo menos 4 meses que isso me incomoda pois confesso foi algo traumático.Suas palavras amigas e encorajadoras, elevam no coração a vontade de continuar trabalhando - pois é disso que se trata... e espero que a voce não faltem luzes... abraço, Fatima.

    ResponderExcluir