Meus Cadernos de Filosofia (004)
Preocupações com a Educação como Ciencia , preocupações com a própria educação ;
a educação como profissão;
educar os outros, possibilitar a educação
de crianças com objetivos de torná-las
adultos mais responsáveis ...
Como embasar a atitude pedagógica?
Ser pedagogo é vocação?
Todo mundo ensina algo a todo mundo?
Ninguem ensina quase nada a ninguem?
Será que nunca antes alguem se fez essas perguntas
ou outras parecidas...!?
De um momento em diante comecei a achar
que sim - a fundamentação ocorrendo pode-se garantir mais um pouco de bem estar na sociedade ;
mas que tipo de fundamentação?
Bom escolhi um aporte ao artigo do professor Dr. em Filosofia Wolfgang Neuser de Kassel- Alemanha, a quem tive a honra de conhecer trabalhando uma obra de Giordano Bruno no mestrado de Antropologia Filosófica na PUC- Poa, nos idos de 1994.
Encontrei um artigo recente da revista Educação - (v.34,n.1,p-25-32,jan./abr.2011) da PUC-Rs., em que o professor nos faz a contribuição de recuperar a idéia de que o conceito de indivíduo não teve sempre significado a que nos referimos usualmente e faz um sobrevoo em Lutero, Erasmo e Pico della Mirandola, para demonstrar que o conceito de indivíduo se desenvolve na Renascença.
Abro um parentesis para lhes dizer,
que foi das mãos de uma professora que
não teve receio em emprestar-me livros, dois no caso, que fiquei com o desejo de estudar arqueologia... despertou-me uma curiosidade profunda de saber
o fundamento das coisas,
das escavações as anotações ...!
" Pernas curtas" ( quem pensava eu que era mesmo? uma versão feminina de Champolion? No mínimo!)
Nem na beira do "buraco de escavações" cheguei... mas vamos lá...voltando: que justificativa se tem para ensinar assim e não assado? Isso e não aquilo? Desse jeito e não daquele?
Gosto das perguntas. Mesmo que pareça que não vou ajudar em nada... Vou lá nem que seja para perguntar alguma coisa...! Lá , que eu digo , é assim - em algum lugar muito sério, e seguro de sí consigo mesmo...entende?
Pois bem...O professor Neuser demonstra que a educação só vai desenvolver um conceito de indivíduo na Renascença- e que a Idade Moderna vai tornar-se uma época que faz do indivíduo " uma instancia que pode trabalhar a partir da fundamentação do saber
no próprio pensador"...
Liberdade , autodeterminação -
não seriam apenas critérios para a educação mas caracterizam a natureza do ser humano...O indivíduo - como o ponto central do pensamento moderno.
Prometo voltar a falar das aulas do Professor Neuser sobre a obra de Bruno...
Nenhum comentário:
Postar um comentário