domingo, 3 de junho de 2012

Meus cadernos de filosofia (006)-De Docta Ignorantzia...!!



Meus Cadernos de Filosofia (006) - De Docta Ignorantzia-






A insatisfação com a fundamentação do conhecimento - faz com que ocorra a própria construção permanente desse conhecimento.


Assim como importa perguntar como é que se conhece isso?
Lá mais adiante nos deparamos com quem  é que quer saber?


É o homem. Mas o que é o homem?


Parecendo tão fácil de responder: - ah, é um bom camarada; ah , é o filho de Deus; é meu irmão;
é meu patrício; é meu colega de trabalho;
meu vizinho; enfim: quanta coisa pode-se dizer 
em resposta a isso? 


Ãhã- simples seria , se simples assim, fora.
A Idade chamada das Trevas- ou Idade Média,
precedendo a Renascença, vai produzir alguns pensadores incríveis e só com muito fôlego como aliás conheci ao vivo poucos professores ( citaria -Edvino Rabuske, Ulmann e Urbano Zilles dos que vem a memória neste instante)  capazes de perpassar esses autores e todas as suas obras...até por dominarem latim, grego, etc...


Mas voltando  questão da fundamentação.
Ocorreu na alta Idade Média - um avanço neoplatônico em que os estudos gregos invadem as mesas Florentinas ( de Florença - na Italia - o mais efervescente centro de estudos filosóficos e artísticos de então.Segundo conta a história - vem a plasmar-se no conteúdo da reflexão exegética bíblica e  traduzir-se em  outros escritos  de Dioníso Aeropagita, que vai ser lido e pensado: por Ficcino , por Picco della Mirandola, por Nicolau de Cusa, por Giordano Bruno...

Porque neoplatônico? Ah, pois é...Platão junto a Aristóteles  fora dos mais importantes filósofos gregos e esses dois foram adotados de modo diferente no conjunto do conhecimento gerado então.
Ser platônico era uma coisa;
ser aristotélico era outra.
Qual a diferença? Como Platão fundamentava seu pensamento? Seu modo de conhecer?
Como Aristóteles o fazia por seu lado?
Francamente -quando fui fazer a prova pra entrar no Curso do Mestrado achei muito   esquisito precisar responder se via alguma importância na contribuição dos gregos para a evolução do pensamento ...Meu Deus: precisava remontar a Idade da Pedra, pra pensar um pouco as coisas hoje em dia? Santa ignorância...
Acho que por isso me sugeriram ler
o trabalho do Nicolau - 
um autor do medievo,
que se chamava bem assim-:
"De Docta Ignorantzia"(...!!!) Parecia de propósito - escrito prá mim!
Calma, calma... ainda nem comecei a contar a estória...

Nenhum comentário:

Postar um comentário