sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Florença-


Conhecer Florença - nem por sonho, mas aconteceu!

Nenhuma recomendação de bagagem de grandes agasalhos foi necessária  ouvir pois a temperatura variou de 7 a 11 graus, perfeita para caminhar e melhor que
 a encomenda como se costuma dizer...

 Na rua da Galeria Dell'Ufizzi estatuária de  Galileu, Maquiavel, Copernico, e tantos mais- tirei fotos mas ficaram tão escuras... olha -incríveis...



Florença, com muita sorte , 11 graus, um vento frio , mas suportável apenas despenteando as madeichas , nas mãos um pacotinho com peras, yogurte, pães e queijo  para o lanche.

O O Cenário- a praça da galeria Dell'Uffizzi - uma nesga de sol - quase nada... Um cansaço - uma exautão e como não... se caminha por demais!... Os onibus são periféricos - para andar nos lugares de história,  no miolo, é preciso caminhar...e tudo bem - é muito  interessante andar por ruelas de filmes de romances medievais, desencontradas, fácil de se perder pra sempre! 
Clamava por todos os santos - quando olhava no mapa - jurava que estava do outro lado da rua de onde vinha e ... nada ... estava há léguas... já andara o dobro e nem sentira...!
Nas ruas , ninguem...!
Só umas levas de japoneses ....correndo com os passinhos  para lá ... ligeirinhos, pra cá.... Máquinas em punho , fotografando tudo... quietos, silencio total... só meneios de cabeça...
Dezembro de 1 994, vésperas de Natal... talvez por isso- todo mundo estivesse em casa ocupado preparando suas festas.
Fui a Missa na Catedral de Florença, a de Nossa senhora das Flores,  claro que achei que o Cardeal de Veneza veio lá rezar só para mim- quer dizer me senti muito lisongeada de ver uma missa na Catedral das Madona das Flores que tanto amo, e ainda com o maioral de Veneza (das máscaras que bom...) ponha viagem nisso!  E depois quis ajudar em alguma distribuição de sopa para pobres e estranharam... disseram- senhora, não temos pobres, nem distribuição de sopa aqui. A senhora vá para seu hotel que é melhor...
Fiquei vechada... e fui -me embora pro Hotel...O senhorio olhou e disse - que que eu ia fazer e eu disse nada... então perguntou se não gostaria de desenhar... e eu disse que não era isso aí de desenhista... ele entendeu e disse bom - (tirando um poster do primeiro patamar da escada ) faz aqui- se não gostar a gente põe o quadro de novo na parede...( !!!)Pensei - é , tá certo. Seja o que Deus quiser.Assim foi meu Natal em Florença...
Pelo menos enquanto estive lá ele não recolocou o quadro na parede.
Ele era um cavalheiro ,com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário