sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Nem que seja na Moldávia...


Nem que seja na Moldávia...

Moldávia - uma pequena faixa de terra na beira oeste da Ucrania, me fez olhar para ela por esses dias. 
Um artista amigo, cenógrafo dos bons, linkou um trabalho  premiado daquela região e fui procurar saber mais.
Descobri que é o menor país da União Soviética e que sua economia tem por base a produção tradicional e industrial do vinho, sendo  por fontes da internet  o mais pobre dos países da união referida.
Na verdade se consorcia com cidades na Alemanha e na França - recebendo artistas de todo mundo que se inscrevam  sendo após selecionados  participantes, e desenvolvendo seus projetos engajados em comunidades nessas cidades escolhidas, com tudo pago de forma padrão - uma bolsa mensal, moradia franqueada, estudio de trabalho, durante tres meses, findos os quais parece haver um grande forum... Uma "tonteria" - como diriam os castelhanos... tomou conta de minha cabeça! Afinal- que coisa tão especial,  que idéia incrível para se por  prática numa grande pátria que nem a nossa...!-( nem sei se já não existem iniciativas como essas...?)
Sei que aqui dentre gauchos e argentinos  se configurou um evento que não acompanhei mais - de nossos artistas da música pelo menos irem nem sei a Buenos Aires ou a outra cidade menor, fazerem um grande congrassamento de cultura de los hermanos...
Entendi que sim - que a proposta na Moldávia vem buscar de todos os cantos do mundo pessoas e idéias para concretizar  junto às populações das cidades envolvidas no Programa, um argumento criativo de sobrevivencia artística sendo essa ênfase para nós o mais animador de tudo.
Eis que , lugar para a arte  seja dado em algum tempo e possa haver alguem lá para o ocupar... nem que seja na Moldávia...
Mas porque não em mais outros tantos lugares...?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário