sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MINERVA E VENUS


Minerva e Venus- Os deuses do Amor e da Guerra.





Minerva e venus se reconciliaram
Pintura mural- Fatima Abrão- Novo Hamburgo- 8 metros quadrados. 

                  Pintura baseada em gravuras do livro Giordano Bruno, de La Porta.

Ainda que a gente não goste de reconhecer - nossa vida  e cultura é permeada por essa estória   que encarna heróis, mitologias romana, grega, egípcia, tantas sei lá quais, e quem as estuda vem dizer - são a síntese  de nossas maiores configurações de dramaturgia por significarem os mais profundos liames da natureza talvez, nem tão humana (nem porisso divina ).
Mas cabe querer subverter os mitos e reconstruir outros sentidos
como juntar o que não se cogitaria naturalmente- 
a guerra e e o amor...
essa idéia com certeza, é a que subjaz cada vez que alguem se aproxima de outro alguem- e nem que seja em texto shakespereano , a tentativa pelo menos,
faz sucesso - todos vão crer até o final infeliz - que será possível dar certo-
que poderá acabar bem, como se dividir a celula em duas pudesse mante-la viva....Touché!
Mas - e se Minerva e Venus de fato se reconciliarem- se parassem de brigar...afinal brigam pelo que mesmo? Para serem os primeiros em alguma coisa...em tudo , em qualquer coisa? Pois foram criados insaciáveis? sempre vão estar com um novo desejo de viver algo mais? E Sempre vão competir e lutar e guerrear por experimentar primeiro?Por decifrar antes o mistério? Sem nem piscar , irá esmagar o exército do outro a  quem supostamente amará? Guerrear sem tréguas faz de Minerva um Deus? Em que -Venus é a sua desgraça?


Nenhum comentário:

Postar um comentário