segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PRA ESVAZIAR O CORAÇÃO-

         poesia- (Paulo Leminski)                                                        "  Ontens e hojes, amores e ódio,

                                                             adianta consultar o relógio?
                               Nada poderia ser feito,
                            a não ser no tempo em que foi lógico.
                              NINGUEM NUNCA CHEGOU ATRASADO.
                          Bençãos e desgraças
                         Vem  sempre no horário.
                         Tudo o mais é plágio.
                                                 Acaso é este encontro
                                               Entre tempo e espaço

mais      do     que   um   sonho   que   eu  conto

                                 Ou mais um poema que eu faço?""

Esse poema é meu preferido- de cabeceira como se diz...é do livro-Distraídos , venceremos, 2a.ed, brasiliense.
                                       O grande filósofo e professor de filosofia Jaime Paviani gostava de avisar que a poesia é a forma mais perfeita de filosofia...embora me embebedasse de suas aulas no curso de mestrado em antropologia filosófica na puc-porto Alegre, nos idos de 93 a 95, confesso que não conseguia imaginar quase nada do que ele -referia no seu pensamento....sempre achei tão simples fazer poesia, e jamais porisso só- pensaria estar a um passo de ser uma filósofa ou menos ainda, uma poeta (poetiza?)
                       Escrevo desde a adolescencia e pricipalmente, para organizar as idéias e desabafar... o coração, a mente se enchem de tantas emoções da vida, de tantos pensamentos sem direção certa... prá lá agora, prá cá daqui a pouco... que alguem aconselhou a escrever- pois ajudaria a esvaziar um pouco a crise ...E, ai, que coisa...como era possível o mundo estar indo, se eu vivia em crise? O padre da paróquia dizia que um filósofo ou dois- Marcel Mauss (ou? esqueci o outro...) pensavam que só das crises resultavam novos movimentos...que quem não experimenta a crise - é medíocre... não duvida, não questiona, não muda nada...Que eu me sentia consolada? olha não sei, se o ego se adoçava com isso; sei ,que 40 anos depois, estudando os filosofos com muita abnegação e fervor, me sentia .... no mesmo estado...em crise, com uma profunda angústia...anotando tudo que ...que um dizia , que o outro observava; afinal, tinha na turma que frequentava - pessoas de um calibre que voce nem vai acreditar se eu te contar...vai achar que to mentindo...Então, não vou falar neles hoje, mas um dia desses lhes farei uma homenagem , humilde, modesta como for possível, afinal -estava lá tentando analisar o que o pensamento filosófico seria capaz de fazer por alguem... Filosofar- pensar, todo mundo faz...Mas estou nesse momento me referindo a atividade do pensar na academia...                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário