quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gonzaguinha

O Gonzaguinha...




Não sei porque , mas me lembrei de voce.
Por incrível que pareça - acho que falando assim do trabalho- do que ele pode significar para um homem- não me lembro de outra canção- ( sim , lembrei da "Construção " do Chico) mas acho que ainda me abala mais a do Gonzaguinha... Ainda vou encontrar essa letra ai e postar para recordar...
Vi esse extraordinário intérprete da música popular brasileira pelas manifestações das Diretas, no Colégio Estadual do Paraná...Lotado, cheio  de gente de todas as idades, vibrantemente em silencio presentes lá para ouvir o que as pessoas que iriam fazer um show tinham pra dizer aos desesperançados da liberdade no país...
Anos de 78, acho...Nossos alentos eram reunirmo-nos em finais de semana a cantar - simplesmente : um atabaque - nas mãos do Moa, um pandeiro nas mãos do Dova, e as vezes um pão com linguiça assada e para os que gostavam uma cervejinha...Grande Dova?! Sim, grande mesmo, grande no ritmo, na relação de trabalho , na amizade.E no repertório claro:-..."Recordar é viver , eu ontem sonhei com voce..." era um dos versos se não me engano...Samba. Roda de samba.
Eramos vinte e poucos estagiários de um órgão importante de pesquisas para fundamentar ações de governo... todos estudantes ainda... de todas as àreas...muito jovens, - com 20  anos  por ali... cheios de planos para mudar o mundo em um mundo melhor... em que não faltasse a música, claro...
A gente cantava a todo pulmão, pois não podia falar muito. Era tempo de silencio; de muito silencio aliás; nos obrigava a pensar muito sem dúvida, para quando falássemos, dizer algo importante... então a autocrítica era prussiana, severa, um vigiando o outro pra que não dissesse bobagem.De preferencia , dizer algo com fundamentação...científica! Acredita!? Pois é ... jovens dedicados as ciencias  economicas, sociológicas, geográficas, ambientais, matemáticas, agronômicas, demográficas...Gente de primeira linha...eram chamados de massa crítica do Juvevê! Ora veja!
Poderia encher páginas e páginas sobre alguns deles muito especiais. Mas agora quero apenas homenageá-los por terem ajudado a formar em mim um tipo de profissional que me agrada ser, ou ter sido em tempos de empregabilidade... que agora ainda guarda resquícios no que se refere a pesquisa, mas que se desviou do institucional e se grudou na arte...não sem menos galhardia, pois "-virar" artista... é peripécia das mais mais...
Voltando ao Gonzaguinha- e a sua música sobre o trabalho- voces lembram dessa letra...? -"Um homem tambem deseja ...palavras amenas, se  castram seus sonhos, puxa não me ajuda essa memória...Vou procurar e prometo trazer para o hoje... afinal dia do trabalho... sempre é bom lembrar...desses dias em que se podia quase nada mas, na verdade... se fazia tudo- para não desanimar e continuar lutando por dias melhores pra todo mundo, no Brasil pelo menos...
Uma das coisas que sempre pensei- quando ouvia sobre os milhares de pessoas que saiam do país por preferir aventurar em qualquer parte do mundo que ficar aí, e amargar um dia - ter ficado- e não ter evoluido nada...Sempre achei que uma grande conquista de um governo seria receber de volta dignamente todos os que sairam daqui...ao ouvir sobre os quase 270 mil que voltaram já nessa década, por vislumbrar alguma brecha para suas habilidades em sobreviver aí- na sua terra...me pergunto se um Lula,ou uma Dilma da vida- com todo respeito, já não terão se consagrado...Mesmo que muitos estejam de volta pela crise lá fora... é um retorno concreto...de se comemorar... voltar de algum exílio deve ser sempre comemorado, não acha?
Mesmo que tenhamos que continuar com as mangas arregaçadas cada qual em sua linha de combate e cada vez mais alerta e crítico e consequente, sem dúvida nenhuma... a guerra continua...uma batalha aqui e outra ali, não dá pra nada,.. temos que seguir lutando...Volto logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário