terça-feira, 1 de maio de 2012

Primeiro de maio









Passou o tempo todo, todinho tentando me contar suas estórias.Estava tão encafifada ...será que não dava prá notar? Que pensava ela? Que só existiam seus assuntos , no planeta, ninguem mais havia ?Uma mania de se achar o centro do mundo.Freud explicaria isso,pensou, em algum lugar...Que coisa séria ter que tentar despistar, ser educada;a pessoa não quer ouvir e é meio que -obrigada.Vou tentar explicar porque que não dava prá escutar naquele momento- será que dá prá entender que - bom, em duas ou tres palavras - o mundo estava desabando...?! 
Meu Deus!
Fazia anos que estava sem emprego, desses de carteira assinada, com direito a assistencia médica (quem não fica doente?)e décimo terceiro e férias...Ah...como é bom ser assalariado!
Sim com salário voce pode tudo: pode fazer até uma prestação de alguma coisa; sei lá - quem sabe precise de um colchão novo, uma cadeira mais confortável, uns dois jogos de cama novos, (os seus estão rasgados!) que estão com  preços a peso de ouro; pode ser que precise trocar a geladeira - que está ainda fora das leis ambientais...!Uma bota para o inverno!É , nesse ano deveremos ter muito frio pelas previsões...Não havia um único sapato ou tenis que pudesse enfrentar direito esse tempo... falta de maturidade no escolher...acabava escolhendo as modinhas... e ficava sem proteção ;pois as coisas que se usa são para o conforto e a proteção mas não sei como a gente esquece, parece que acabamos sendo atraídos por coisas que não vão ser convenientes a não ser que possamos estar sempre fazendo novas aquisições  todo dia...e isso não é real- ouvi que só 13% dos brasileiros estariam ganhando mais de 5 mil reais ao mes...não daria pra encarar acompanhar a moda... nem que quizesse...Mas , bom um salário: ajudaria, poderia já garantir os dias e não é pouco.
Pensar todo dia- que nem sabe como será o dia de amanhã , sentindo-se imprevidente, como se tivesse sido tão normal guardar uma dinheiro pra velhice, ter um lugar confortável prá morar, um plano de médicos- em que confiar sua vida(!?)
Continuar a pensar- junto com outras pessoas ,numa academia... assim como até incluir uma academia de exercício físico tambem nas prioridades: pois barato não é...por isso que escolhem ou um ou outro - ...
Viajar sim; fazer alguns planos e programar nas épocas de baixa de tarifas, pois afinal querer, ainda por cima, visitar Paris na primavera...é desejar muita coisa! Mas , bom viajar já extrapola.
Voltando ao feijão com arroz: -emprego legal, desses que te fazem combinar o que sabe com o que precisam de voce...nossa! Um sonho delirante! Mas num quadro de escassez generalizada,há proveito de tudo que se oferte...então é só ter boa vontade e ir em frente... Agora ficou mais fácil de se tornar evidente sua utilidade no conjunto das tarefas que a sociedade reputa alvo de voluntariado.Se voce se faz ver, significa que está vivo, que pode se apresentar, e nisso parece básico que vá assumir alguma responsabilidade mínima;- não significa institucionalizar a caridade e com isso salvarem-se todos...Mas que tem boa vontade como quer que tenham com voce... Uma espécie de se tornar elegível já que há novas formas de trabalho que não foram previstas nas escolas de formação.E que estão sendo formadas assim aos trancos e barrancos pois a realidade não pode esperar... Estão aí- tamanhas massas de gente em condições de vulnerabilidade, de exclusão ,que nenhuma formação acadêmica previu, como nenhuma organização política conseguiu superar  ou sugerir por onde começar...a arrumar as coisas por demais desarrumadas...
E o lixo então!? Trágico seria para não dizer calamitoso... Para não ser assim catastrófica, ela pensou por um segundo, que já que não podia alterar sua situação nas próximas quinze quadras , em que o onibus iria demorar para que chegassem ao seu ponto de parada,  que poderia ouvir lá o que sua amiga tinha tanto para lhe contar...Que contasse , então.Ia prestar atenção. Ia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário