quarta-feira, 7 de março de 2012

EU DISSE :REGINA?





EU DISSE REGINA?

MAIS QUE UMA MÃE
UMA RAINHA DE MODOS
PUROS.
TEZ AVELUDADA,
OLHOS AZUIS,
ALEGRIA NA ALMA,
PLANTAVA FLORES POR TUDO, AS AMAVA ESPECIALMENTE E ACHO QUE ERA AMADA POR ELAS
EMBORA ME OCORRA QUE TEVE ALGUMAS DESILUSÕES COM OS FILHOS...ELA DESEJAVA ALGO MAIS FELIZ PARA ELES...MAS ANTIGAMENTE ERA ASSIM MESMO.

OS PAIS TINHAM O COSTUME DE ACHAR QUE PODIAM CONDUZIR O DESTINO DOS FILHOS... 


                                                          OUTRO DIA PASSANDO NA FRENTE DA PRAÇA GENEROSO MARQUES EM CUTIRIBA, RELEMBREI DOS IDOS ANOS DE BATALHA DE MINHA MÃE REGINA, TRABALHANDO NA CASA ALUNÍNIO.
MUITA GENTE  ACOMPANHAVA SUA PODEROSA DETERMINAÇÃO EM SE VIRAR E LUTAR PARA SE DEFENDER E DEFENDER OS FILHOS... DAS PENÚRIAS DA VIDA. 


POR MAIS QUE TE CONTE VOCE NÃO VAI ACREDITAR...

NA NOSSA FAMILIA NUCLEAR  SOBROU:- EU ELA.


POR MAIS QUE VOLTASSE AO TEMPO DE ENTÃO E TENTASSE DESCREVER , NÃO SERIA FACIL...FAZ TANTO TEMPO...


ACHAVA EU, QUE NÓS TINHAMOS SIDO ESQUECIDAS POR DEUS...
MAS OUVIA HISTÓRIAS EM QUE AS DIFICULDADES ERAM MAIORES QUE AS NOSSAS...


TINHAMOS UMA CASA , MODESTA SIMPLES MAS BEM SITUADA NUM BAIRRO IMPORTANTE - POR ACASO CHAMADO - MERCÊS...


ALI NASCI, CRESCI E VIVI OS PRIMEIROS VINTE ANOS DE MINHA VIDA...A MAIOR PARTE ESTUDANDO...PARA CONSEGUIR UM SERVIÇO LEGAL...QUE NÃO FOSSE SOFRIDO, MAS QUE PAGASSE BEM...


ACABEI FAZENDO FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS...NUM TEMPO EM QUE SOCIÓLOGO ERA UM REQUINTE... NÃO SERVIRIA PARA NADA...NÃO ERA PROFISSÃO RECONHECIDA... E NÃO HAVIA EMPREGO PRÁ ISSO...EM LUGAR NENHUM...DAR AULA, COMO SE NÃO HAVIA PREVISTA A CADEIRA DE SOCIOLOGIA? ERA CAÇADA, QUE NEM AFILOSOFIA...

NÃO LEMBRO QUEM FOI QUE DECIDIU QUE ERA MELHOR TIRAR ESSAS COISAS DAS GRADES CURRICULARES ... MELHORAVA BEM SE FOSSE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA...

O MUNDO ESTAVA PRECISANDO MAIS ERA DISSO...MESMO SEM SE SABER O QUE ERA ISSO EXATAMENTE?!


MAS MEU IRMÃO QUE MIGRARA PRO SUL, PAGOU MINHA TAXA DE VESTIBULAR QUE ERA CARA PARA MIM E DISSE FAZ FACULDADE - SE CAIR AMANHÃ, CAI DE PÉ..SERÁ SEMPRE ALGUEM- UMA SOCIÓLOGA.


POBRE DE MINHA MÃE- NUNCA ENTENDEU- PERGUNTAVA -:"MINHA FILHA - O QUE É QUE ESSA TUA PROFISSÃO FAZ MESMO?"QUE É QUE VOCE ESPERAVA QUE EU DISSESSE? OLHA- É UM PROCESSO DE CONHECIMENTO E INTERVENÇÃO NA REALIDADE QUE ATRAVES DE LEVANTAMENTOS, PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS PODE PROPOR MUDANÇAS E MELHORIAS A CURTO , A MEDIO E LONGO PRAZOS...?!

EU SINTETIZAVA DIZENDO - NÃO SE PREOCUPE QUE EU TAMBEM NÃO SEI O QUE UM SOCIÓLOGO PODE FAZER...


ELA SUSPIRAVA- LUTARA TANTO PRA FILHA ESTUDAR, SE FOMAR, E AGORA? NÃO IA FAZER NADA DE DEFINIDO? DE CERTO? ENFIM, O QUE SERÁ QUE ESTAVA ERRADO...?COMO IRIA SOBREVIVER SE O DIPLOMA NÃO VALERIA PRA NADA?
COMO FOI PERDER O TEMPO ASSIM...?BEM QUE ELA QUERIA QUE ALGUM DOS FILHOS FOSSE ARTISTA.
ARTISTA, SIM SENHOR, DE CANTAR OU PINTAR, OU SER ATOR...ACHAVA LINDO E AINDA POR CIMA -UMA FORMA ALEGRE DE VIVER E GANHAR MUITO -MAS, MUITO DINHEIRO...seu pai fazia teatro na colonia em Palmeira e era o responsavel pela alegria nas festas de tres dias quando casava alguem...ele escrevia as peças...calcule que danado?!

È mas, não deu ... tentou animá-los na carreira de ator o mais velho- quando a televisão começou ele  ia bem -já participava e era bem quisto no programa de uma divertida escolinha em que pasmem: seu colega de trabalho era o Ivan Fontoura .OLha só que sucesso...ele poderia ter alcançado...mas não; foi ser militar da aeronáutica, e engenheiro da petrobrás... COMO PODERIA SE AQUIETAR NA VELHICE VENDO UM - APOSENTADO PRECOCEMENTE E ABORRECIDO COM A VIDA;
A OUTRA , NUMA PROFISSÃO QUE NÃO LEVAVA A NADA...


SEU CORAÇÃO FICAVA APERTADO...REZAVA, REZAVA , REZAVA, MUITO PARA ELES FICAREM MAIS ALEGRES, SEREM MAIS FELIZES...QUE FAZER PARA AJUDA-LOS SE ELA MESMA NÃO FIZERA ALEM DO 5º. ANO?




Nenhum comentário:

Postar um comentário