sábado, 3 de março de 2012

Quintana em minha vida

           





          Na trajetória de nosso modesto trabalho de pintura , comemorou-se em 2004, o décimo desde nossa primeira individual que ocorreu em Novo Hamburgo.


Numa aproximação com estudos filosóficos de suporte ao trabalho pictórico, nesse período ocorria  na Unisinos- estudos sobre a obra de Edgar Morin- e tivemos oportunidade de estar como ouvintes, em uma das ocasiões em que a obra em foco era - Identidade Humana.
Também tinhamos trabalhado: Sartre- O ser e o nada;Paul Ricouer- O si mesmo como um outro;Levinas - Totalidade e infinito. 




Por temática ,a exposição "Anjos, Santos e outros seres", envolvia execuções de representações clássicas  de "santinhos"- de onde se absorveu-São José, S.Francisco,Nsa. Sra. de Fátima, São Jorge; os anjos- Miguel,e o da anunciação;panos com orixás- Oxalá,Ogum, Iemanja velha;do povo da ponte para a liberdade- a mestra Nada.


Uma contadora de estórias da Biblioteca pública de Novo Hamburgo dispos-se a contar a estória do Anjo Malaquias, de Mario Quintana;Suzi Zimmer- e o fez lindamente...Amigos trouxeram algum vinho, em óstias ( sem serem consagradas pelos padres) escrevemos palavras de augúrios e lembretes de correções de rota...e em dois cálices de papel mache as filhas de Suzi, serviram o único "petisco" da noite...Uma querida arquiteta Anelise- se dispôs a abrir a noite falando da necessidade da arte em nossas vidas...


O lúdico, o sagrado, o profano, o pictórico, afinal a literatura impregnada de santos, e anjos... e o sincretismo negado mas fortemente presente na cultura brasileira; afinal , esse humano que Morin vinha tentar pensar - e concluia como uma incógnita- teria que ser ao fim - um santo, ou um anjo...ou um outro ser , talvez um filho de santo, como se configura o destino desse homem...?


Ele não pode ser humano pois é vir a ser...bem - pois não se nega o que não há...;
tiro num, acerto no outro:não há humanidade no sentido de bondade, virtude, santidade, no ...homem; e tambem - não há desumanidade - malvadesa,perfíida ,no homem...


Como pintar essa idéia...que não é nem angelical, nem santa, nem qualificável como outro ser indefinido...?
O Espaço e Forma de Hamburgo Velho , da arquiteta Marta, hospedou a exposição mui generosamente por puro carinho, pois nem de longe se tratava de algo relevante para a arte universal!


    Vale ler a estoria do Anjo Malaquias , do Mario...  



Nenhum comentário:

Postar um comentário