terça-feira, 27 de março de 2012

UM FILME SOBRE SIMONE WEIL-









                Inacreditável a enorme emoção de que fui tomada ao passar o dia investigando pela internet o que poderia estar acontecendo com os estudos de Simone Weil.
As coisas que descobri -fizeram uma revolução extraordinária no que eu pensava que pudesse estar num esquecimento público sobre o pensamento dessa mulher de história tão distinta e especial...Tenho tanta novidade a organizar que prefiro começar pelo filme:-


-"BIRDS OF ARABIA"- 


          filme dirigido por David Yon e produzido por Gabriel Chabanier em 2009, um documentário  
que trata da correspondencia entre Simone Weil e Antonio Atarés, durante um tempo em que ele fica exilado na Algéria, lugar inóspito como se não bastasse, às portas do Sahara...


Conforme o texto exibido no próprio filme, -...-"com a 2ª Guerra mundial , milhares de espanhóis refugiam-se nos pirineus, em fuga pelo avanço frances e Antonio foi um desses refugiados .


Mais do que suas cartas , fala do dia a dia do entorno onde eles encontravam, em lances rápidos quanto possível identificando-nos a espetacular direção cinematográfica em que se empenharam ao fazer o filme pois nada sobra para uma crítica...ao menos não consigo enxergar como faria esse trabalho melhor se cineasta fosse...


Suas cartas tem teor humanitário e poético profundos- e estão inseridos ambos numa histórica realidade em que todo um povo passava por sofrimentos da guerra...tanto onde Simone se encontrava como ele...no início da década de 40.
A beleza dos textos escolhidos é de uma altitude que eles mesmos personagens e os que  produzem e participam do filme tratam como - elevado espiritualmente! 
A vontade que tenho é de contar-lhes logo tudo que vi e senti( e ouvi... pois ao final há um dedilhar oriental inesquecível de " cordas em árabe"!), mas farei um esforço para que reste junto a curiosidade que espero ter despertado, tudo por ser visto.


Só acho que preciso contar-lhes que o que me surpreendeu mais nessa historia- foi o fato de que não se conheciam e uma das últimas cartas de Antonio saiu endereçada daqui  pertinho, de Buenos Aires na Argentina! 


Claro que estou supondo que ninguem de meus amigos viu o filme...só eu! E que posso estar redondamente enganada e ser a única que ainda não o tivesse visto...!!


Vou pedir  paciência pois nos próximos  momentos ainda precisarei falar dessas descobertas sobre Simone... que está na "ordem do dia"-  desde o ano 2000, por exemplo, na Austrália- em Sidnei, Melbourne e Brisbane- são realizados anualmente encontros sobre o Valor Humano em Simone Weil...   

2 comentários: