quinta-feira, 1 de março de 2012

Por causa do Portinari...




                                   
                                  Este é Danúbio Gonçalves, artista plástico conhecido por integrar o Grupo de Bagé, famosos gravuristas que eternizaram cenas campeiras gaúchas, como por exemplo as charqueadas...


Parece inacreditável que esses verdadeiros ícones da arte brasileira possam estar contigo numa mesa , num café, falando de tudo, numa sessão extra, exclusiva, por um acaso da vida...
Foi no Margs, em Porto Alegre que o encontrei pessoalmente pela primeira vez.
Começava uma grande exposição de vida e obra de Portinari e devia passar por ali antes de ir a  Casa de Cultura Mario Quintana , fazer desenho de modelo vivo , com um grupo que se reunia lá todas as quintas feiras...das duas as cinco da tarde...
Extasiada, dei uma volta meio ligeira, de: depois eu volto com mais tempo, e fui assinar o livro do museu, mas tive de esperar um segundo pois estava ali um senhor assinando e logo que ele se afastou um pouco, fui escrever meu nome ...
só que quando me aproximo do livro, leio D A N U B I O!
Virei, pedi licença, e disse o senhor é seu Danúbio, Danúbio Gonçalves? E ele respondeu que sim, que estava ali para dar uma olhada na exposição do Portinari, pois na semana seguinte deveria fazer uma palestra ali no museu para as pessoas e ele tinha convivido com Portinari;tinha muito a contar...  
Era frio naquele dia, uns oito graus... convidava a um café;...ele me pareceu uma pessoa de tamanha simplicidade que achei que não levaria a mal se lhe oferecesse um café ali numa parte interna ao museu - chamada de -"Café do Margs".
Bom, ele tinha um tempinho , pois ia prestigiar ainda uma exposição de uma amiga no forum e podia fazer um pouco de hora, de modos que aceitou.
A esta altura , eu já tinha dado meu nome, sobrenome, que desenhava gente na Redenção aos sábados, e no Gazômetro aos domingos...e que ia a Mario Quintana reunir-me com o pessoal do desenho de modelo vivo...como vinha fazendo já havia uns meses... 
Se ele estava lembrado de Olivia? Era uma boa amiga do grupo, pessoa com quem eu trocava boas idéias...e com quem casualmente havia falado sobre ele e os outros membros do Grupo de Bagé- que eram o Glenio Biancheti, Glauco Rodrigues e Scliar .
Sim, lembrava; ela vinha,às vezes, buscar seus artigos em sua casa, era sua vizinha, ajudava a filha  dela no jornal... para o qual contribuia...
Então, disse-lhe- : ao ingressar no grupo, na Mario, levei alguns registros de meu trabalho para compartilhar com eles, e quando morei num bairro mais periférico em Novo Hamburgo, usei uma leitura a meu modo de duas obras -uma de Glenio e outra de Glauco, numa pintura mural externa onde morava tomando por base um catálogo de exposição deles na Cxa . Federal em Curitiba, em 1996...Eu havia levado as fotos dessa parede para mostrar-lhes e nisso falamos sobre o fato de ela ser sua vizinha... E agora ali, estava eu frente a frente com ele...Por causa do Portinari...

Nenhum comentário:

Postar um comentário