sábado, 31 de março de 2012

Novo Hamburgo estava nascendo no dia 5 de abril...




NOVO HAMBURGO  COMEÇOU EM HAMBURGO VELHO, 


Caminho dos plátanos, praça Nossa Senhora da Piedade  em frente a Igreja em Hamburgo Velho.Se percorre esse pequeno trajeto para alcançar a Feevale...o Hospital Regina...
E decendo a Mauricio Cardozo, entrar na Daltro Filho e chegar numa pequena concentração de construções que tiveram importancia na vida e na história da cidade...como por exemplo a  Casa Schmith -Presser, e a Fundação Ernesto Frederico Scheffel .A primeira foi lugar de abastecimento de vários tipos de produtos para as familias pioneiras na região nos anos 30 do século passado...Por acaso da sorte , essa construção havia decaido com o tempo e o descaso a ponto de ficar praticamente perdida para qualquer uso.
Pela forte campanha de artistas , arquitetos, historiadores, educadores e lideranças políticas e religiosas, em um esforço de coroamento de 10 anos de luta, voltou a vida.
Com o apoio de òrgão federal ligado ao patrimônio histórico nacional, foi tombada e ganhou recursos e equipe especializada para reerguer-se e sendo restaurada- nos moldes originais, uma vez que sua estrutura é de enxaimel, voltar ao uso , agora (isso foi em 1992) sob a ótica de museu comunitário.
Muitos  moradores mais antigos do lugar colaboraram para recompor a aparencia o mais próxima do que fora a casa - armazem, entreposto comercial- doando tambem objetos de usos  domésticos e comerciais...para a redecoração...
Colonização alemã, na minha rua-  a Piratini,encontra-se a primeira escola de evangelização luterana .


Na Fundação E.F.Scheffel, o coro masculino da época se reunia para ensaiar as noites...Ali tambem se instalou uma escola municipal durante algum tempo...Mas o lugar leva o nome de um grande artista que apesar de nascido em outro munícipio próximo, criou-se no bairro, desenvolveu-se e tornou-se conhecido sempre referido a Novo Hamburgo... então em determinado período, seus quadros foram doados ao erário , tornando-se acervo público,integrando um espaço nobre e belíssimo que é mantido pela administração pública, mas que para chegar a ter uma programação aberta a comunidade - teve e continua a ter suas lutas de mobilização junto a lideranças políticas e empresariais para  carrear recursos,  que sejam compatíveis com a manutenção de patrimônio de tal porte...artístico e cultural.Sua história como artista, levou Frederico ao Rio de janeiro, depois radicou-se em Florença na Italia, de onde se torna conhecido pelo preciosismo clássico de sua pintura e sua eximia condição de restaurador de obras de Rubens.
Consolida uma residencia e atelier em Lucca nas montanhas, para onde espera possam um dia estar outra parte significativa de seu acervo a disposição de visitação pública....
Hamburgo Velho é um berço de onde Novo Hamburgo se foi configurando, embora agora vá completar oitenta e poucos anos sómente, de vida- pois desligou-se do grande São Leopoldo de antigamente... ha menos de um século...


A marca de cidade calçadista a fez conhecida em todo território nacional e mesmo passando por recomposições de organização de produção economica, ainda luta por manter-se nesse mercado em tempos de China para todo lado, considerando que não precisa recuar de sua grande experiencia em estilos e  produção, investindo na qualidade desde sempre e agora mais do que nunca.


O antigo colégio dos padres, tornou-e um complexo imensamente polarizador de massa estudantil de vários municipios da regiao em torno com caráter de universidade recentemente conquistado e comemorado por uma classe de eminencias que dedicando-se e aos seus recursos de várias fontes, erguem o campus I, depois o campus II, significando opções de formação em praticamente todas as areas de conhecimento .

Nenhum comentário:

Postar um comentário