quarta-feira, 7 de março de 2012

QUIXOTESCA







                                                    Um espírito meio assim CDF- essa expressão designando os nerds de hoje em dia, ou seja - os muito compenetrados no dever...era o ambiente íntimo daquela minha colega de aula, na adolescencia.


Não sei dizer se era defeito ou era uma qualidade...

Naõ ria de piadinhas comuns onde todo mundo se rolava de rir; não falava alto, só murmurava...;nem siquer dobrava ali encima o cós da saia, umas tres vezes, como as outras faziam...primeiro prá mostrar suas belas pernas,, mesmo; segundo porque - pelo amor de Deus... que  mal que tinha umas gurias inocentemente usar o comprimento da moda?A malícia tava na cabeça das pessoas...


Bom -mas aquela era assim- sofridamente nerd dos anos 60...

Pose certa para sentar-se; palavras escolhidas para expressar-se...assim, digamos no linguajar do ditado popular- com classe(!?)

Não me pergunte que nem eu sei o que essa tal classe significa:...pode ser isso, pode ser aquilo...Deve ser algo que habilita a pessoa a alguma coisa...não sei ao que exatamente...talvez um casamento, um dia , com um principe de buckingang, se houver um sobrando...pois principes são uns dois a cada geração e as candidatas...
nascem aos milhares...! Não, acho que não está nisso a explicação...


Da literatura universal ? Ah- tinha lido alguns dos clássicos... sim, sim.Da literatura brasileira?Esse ou aquele, nem tudo prestava...Enquanto isso , outra delas de evidente modesta formatação (?!) para usar a linguagem pósmoderna e cibernética, fazia barulho mesmo quieta.

Mas o que mais me impressionava, era seu caráter equilibrado, forte e suave , capaz de tomar as dores de uma colega , na classe, acuada por alguem...podia até ser um professor...Pedia licença e  atacava de defensora dos fracos e reprimidos...Não , não acho que fosse para aparecer- mais que nada tinha bom desempenho e só por isso já tinha seus momentinhos de glória, na vida...

Acho que tem na alma uma certa sede de justiça , algumas pessoas...

Assim como num repente espontâneo , incontrolável se ergue sem nehuma espada na mão e enfrenta os moinhos de vento...

Acho que isso sim- pode ser: talvez, tal Dom Quixote, exista no coração dessas pessoas- de um modo a movê-las para que busquem dia e noite,noite-dia, algo nobre para acrescentar ao seu nome ... pelos feitos de justiça vai buscar sua genuidade (ui- existe essa palavra?)- sua autenticidade...sua identidade...embora não sei:-quem evita a diluição no coletivo?

Ouvi alguem reclamar certa vez- "...tudo em nome da verdade"? ah, pois é...
hum - sinuca de bico.

Umas mentirinhas caridosas podem salvar o doente...da morte...mas se continuar doente ....aí já nem é mais problema meu...

Interesante - com fui me lembrar dela ...talvez nunca a tenha esquecido...não vi mais ninguem parecido...

Acho que é porisso...Era estranha e diferente; parecia sempre preocupada com problemas do mundo...

E o mundo? Grande coisa...nem aí se essa criatura existia...até porque não nadava, não defendia o time no basquete, sabe? Falando a verdade - não fazia nada...só pensava nos problemas do mundo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário