sexta-feira, 2 de março de 2012

mais deleuze-

Pude ver em vídeo o Varela - falando da beleza do pensar , no yutube...
Pude buscar alguma coisa do Deleuze...
Na verdade , conheci sobre :-"o arbol do conocimiento " de Varela e Matturana atraves de estudos na puc, e mesmo não entendo quase nada... (é- porque ?) da teoria da autonomia do conhecimento e do desenvolvimento humano,acho que a idéia é tão atraente que colou no canto do cerebelo e ainda faz buscar mais alguma coisa... 




Quando vi esses vídeos do Varella , me encantou que 15 anos depois(na verdade quase 17!) pudesse ver essas pessoas em movimento , ouvi-los com suas próprias vozes, encantarem com sua proposta de trabalho - falar de suas descobertas da beleza do pensar...
Encontrei por linkar de um face de conhecido, um escritor jovem , acelerado e preciso, como ousei designá-lo-:"algo bordeaux "... de tão quente...
 Li sua referencia a Deleuze e lembrei que o professor Paviani que tambem trabalhou filosofia estética e ética- mencionava Deleuze... mas eu nunca li nada desse cidadão...
 Ah...sim - de Foucault, houve momento em que foi preciso e se leu quase tudo- desde a microfisica do poder, até alguns comentários a obra , póstumamente... e ele não era assunto a época desse pós, ali, na puc, até por ser tido como filósofo da desconstrução...e ali se cultivava os gregos, e os frankfurthianos- exceção feita naquela época em que lá estive, a Nietzsche  e  pasme : a Giordano Bruno.
Não quero que esse tom, que deve ser leve e suave ,indique crítica pois estou distante a léguas de poder exerce-la...
Gostaria que soasse tipo- uma reportagem... um jeito de falar de história da filosofia de modo pessoal de quem a ama embora não a conheça...como deveria. 
Mas, falava de Deleuze; perguntei ao Marcio Abreu, ele me pareceu um capaz de me dizer alguma coisa... e ele disse:leia, sim ... Bom - fui procurar e achei -


                 -"Deleuze-Gilles-(1925-2006?)-occupé une placce singuliere dans le champs de la philosophie française contemporaine. Historien critique de la philosophie, mais aussi penseur original, Michel Foucault a écrit a son propos parlant de l'un de ses ovrages:
                 ...-"un jour, peut-etre, le siécle sera deleuzien."


                  Como Foucault, segundo minha fonte, Deleuze é radicalmente anti-hegueliano-(...) para ele a filosofia não é comtemplação (Platão), ou reflexão(Decarte), ou ainda comunicação- como em Habermas, mas sim produção de conceitos.
                 Muito bem , sou nova , tenho muito tempo para me dar ao luxo de conhecer melhor esse pensamento.
                  Prá mim - acabo de descobrir a pólvora.... toda poesia , dramaturgia e literatura contemporânea vem sendo produzida em alguns contextos culturais negando a velha e cançada dialética- entendida como ressentida ou rançosa, e estar voando por sobre nossas cabeças, aceleradamente , ou deleuzianamente... em busca de novos conceitos  , correndo pra não perder mais nadinha da vida que é bem boa de ser vivida... se estudar for uma rotina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário