segunda-feira, 2 de abril de 2012

autoretrato em branco e preto...





































retrato de Fátima Mohamed Abrão,
ampliado a mão livre ( de retrato fotográfico em 3X4) grafite ,Curitiba 1971.




        Que encanto exerceu  sempre a figura humana mais que outras figurações ou abstrações em minha vida não sei explicar...
Esse exercício foi feito com base em uma foto de quando eu estava com 9 anos de idade... muita gente pergunta se algum dia me desenhei e sempre respondo que sim...pois um desses desenhos é esse que guardo ha tantos anos pois me parece muito especial...
Fiz outros , em outras épocas- de foto  também e até um ensaio só de memória para testar essa história de memória fotográfica que se diz o artista pode ter - e que facilita o trabalho dele...


Nessa época, nem sonhava que algum dia iria fazer retratos para sobreviver...e o mais incrível...- numa felicidade impar...Conhecendo pessoas de todas as idades...de todas as histórias possíveis e inimagináveis...
Coroando romances de casais que ali no Gazômetro, em Porto Alegre, foram dar uma voltinha e namorar e querem  um retrato para levar de lembrança daquele dia...!
O pai com sua filhinha; a mãe com seus filhos...;avós...;amigo e amigo; amiga e amiga;lembranças de um domingo...com a sua assinatura...!
Não me canço de lhes explicar que estou aprendendo que  não sei fazer tão bem ainda... e que eles tem que me dar pelo menos...3 minutos (só?!) é - tres minutos bem "estátuas"... já tá bem ...pra pegar suas linhas principais...e depois , é só fazer um sombreadinho para dar um volume e pronto... spray de cabelo para fixar e está pronto: desde que- pague 10 reais quando for uma pessoa, e 15 quando forem duas na mesma folha... !!!
Ocorreu de trazerem fotos e pedirem para desenhar...não sei porque: não gosto tanto, quanto ali- ao vivo...!O risco tem lá sua adrenalina...e já tive que amargar não agradar o pessoal e ter que ficar com o retrato pro...acêrvo...
Que fazer? Não sei explicar- tem dia que naquele momento- não sai nada direito e, logo em seguida sai um... para emocionar...!
Em que a pessoa fica muito feliz e te diz- que sempre sonhou em ter um desses no seu quarto e vai emoldurar, etc, etc...uma grande realização.


São mais de dez anos fazendo isso ... em feiras de livros, outros eventos aqui e ali...mas não só a carvão...tambem gosto muito do pastel seco...Acho maravilhoso como um pouco de um pozinho colorido se junta e expressa tudo  e mais um pouco de uma pessoa ali no papel...um olho azul, a boca carmim...um brinco amarelo ouro!
Verdade que esse material é muito mais dispendioso que o carvão vegetal...por um presente de umas amigas queridas,
fui saber que o "Rembrandt" é o melhor giz pastel do mundo...quando me presentearam uma caixa com 18 cores que guardavam desde que moraram na Holanda havia mais de 20 anos e não  os tendo usado mais, resolveram me oferecer...
Essas coisas- assim: caidas do céu, aconteceram várias vezes -alguem comprara uma caixa de aquarela inglesa que não queria mais usar e quem sabe eu gostaria de usar? Verdadeiramente inacreditável como algumas coisas gloriosas aconteceram nessa história entre eu e a arte- em que nem que eu pedisse a Deus...teria recebido mais do que o grande banquete que sempre tive...nada de simples cafezinho...
Vou ter outros momentos como esse em que lembrarei e contarei memorias que já as vou tendo por incrível que pareça ... como se uma artista muito importante o fosse...mas  talvez nem tanto, nem tão pouco- com a consciencia dentro do possível dos seus limites mas sem dar chance a  derrotismos ignorantes e desavisados...trabalhar nessa area é como fazê-lo em qualquer outra... Observar, observar e observar muito :tudo ; buscar na história da arte, na arte de seus contemporâneos, nos museus, nas ruas, em todo lugar onde ela se manifesta, lições de profunda aprendizagem...que vai amadurecendo ao longo do tempo que vai chegando a um refinamento um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário