domingo, 8 de abril de 2012

Obrigado Rovere, obrigada Cacau...

  (2011-Porto Alegre C.C. Erico Veríssimo)
              
Italo Rovere, escritor, poeta, de raízes no Ceará e no Rio grande do Sul, junto a Claudia Gonçalves, a Cacau, ministrou oficina de MINILIVROS... no Espaço Cultural Érico Veríssimo, na Andradas em Porto Alegre, durante a última feria do Livro em 2011.


Entrei ali , para ver um trabalho do bastante prestigiado escritor Shauiche, gaucho que estava fazendo uma oficina de escrever...
Mas  numa grande mesa ali na entrada estavam umas 8 pessoas concentradas num esforço silencioso fazendo livros ...muito pequenos... e tive que espiar... e ao convite de Rovere, não fui mais onde ia, fiquei ali incomodando e tentando fazer um mini livro tambem... 


O que poderia ser algo fácil, apenas resultante de capricho , esmero e paciencia, para mim era algo muito complicado...pois não tenho facilidade para fazer nada reto...tudo que corto sai oblíquo....

E ficar totalmente em silencio - ah! Mais difícil ainda... olho  panoramicamente - sei que não verei tão cedo as pessoas novamente e quero saber - quem são, o que fazem, relacionar-me com eles...

Então, descobri que Rovere andou meio mundo de meu Deus, que tem por propósito "voto de pobreza", que esteve inclusive na companhia de Madre Teresa de Calcutá e  que fazia o que ela mandava...Fiquei assombrada... pois o que fazia Madre Tereza? Andava pelo meio dos doentes e cuidava deles ... angariava remédios, alimentos, roupas agasalhos e meu Deus - ela tambem andava fraca de sáude, muito frágil...e pequenina - afinal como ela conseguia ainda ter força  para tentar ajudar aquela gente toda?

Perguntei o que Rovere fazia...lá Ele disse que a Madre dizia:"...-vai ali, segura na mão daquela pessoa , pois ela está morrendo"... E eu indaguei mais ainda..._"-E o que voce fazia?..." e ele respondeu- que cantava canções de São Francisco de Assis para que a pessoa morresse serenamente , suavemente, enquanto segurava a mão da pessoa como a madre havia recomendado!

Nem sei se ele gostará de que esteja contando suas histórias... mas preciso contar meu assombro... alem disso sua coragem em andar pelo mundo mesmo passando muitas dificuldades de toda ordem...Já atravessou o Irã, e olha só- eu gostaria muito de conhecer as cidades do Irã dedicadas a cultura poética...vi uma vez num documentário que os poetas naquelas cidades são venerados , sendo premiados uma vez por ano os melhores assim considerados; e vejo algo assim na cultura dos festivais do Rio Grande do Sul; agora , acabando o compromisso com a feira do livro, ia para Praga, na Tchecoeslováquia, para rever amigos e editar um livro seu de poemas...Depois iria a India pela sexta vez... rever amigos em Calcutá, e a um grande evento de literatura...uma feria de livro lá...

Cacau, a outra ponta da mesa, parecendo uma figura angelical barroca, presenteou-me com uma coletânea de poemas onde havia trabalho de poesia sua... com uma dedicatória especial..., alem de poeta tambem é oficineira de mini livros como Rovere...

Desde novembro, nos encontramos no face, nos falamos... dando a entender a vida, que nem sempre estamos indo diretamente onde é melhor naquele momento ...Infelizmente não sei mais os nomes de todo mundo que lá estava... mas voces não acreditam que a determinado momento - cantamos  ali todos baixinho a canção do Padre Irala, ao poema de Francisco de Assis, como se já tivessemos ensaiado essa apresentação uns aos outros antes...
Graças a Rovere , conheci o Professor Aloke Kumar - da universidade de Calcutá- que vem há meses  me maravilhando com sua erudição e amplo conhecimento biográfico de figuras de praticamente todas as áreas do conhecimento humano... em meu face...seus compartilhamentos são raridades impagáveis...sua simplicidade e elegancia singulares, me fazem sentir previlegiada nesses encontros a distancia .... silenciosos na verdade de estudos e reflexão muito particularmente apreciados por mim...

Esse espaço de pequena referencia e homenagem, expressa uma gratidão à vida que traz muito mais do que esperamos sempre... Como se pedissemos a Deus, me alcança um cafézinho, senhor? E olhando ao lado uma mesa com um soberbo banquete , lá está servido e voce  era o convidado que estava faltando....                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário