segunda-feira, 2 de abril de 2012

Gallichio-Minha modelo predileta...!

 Desenho de Modelo Vivo-Projeto -Banrisul/Casa de Cultura Mario Quintana-
 Gallichio-21.01.2010-Porto Alegre


Gallichio, minha modelo favorita, ela o sabe...
dentro da programação do Projeto de desenho de modelo vivo da Casa de Cultura Mario Quintana levado a efeito há mais de dez anos, ela é uma das tradicionais e performáticas modelos contratadas para que artistas com livre adesão que lá se reunem pudessem desenvolver mais e mais seu trabalho em figura humana...
Graças ao convite que me fez Maria Tacatch , eximia aquarelista, quando num sábado na Redenção, antes do início de nosso trabalho  no  brick -( que começava depois da feira ecológica, com mais muitos artezãos, das 14 as 18 horas) me viu desenhando e gostou disse ela - do traço...
O Projeto recebia patrocínio do Banrisul e ao longo do ano, todas as quintas feiras, tradicionalmente , das 14 até as 17 horas, disciplinadamente os artistas se reunem e trabalham livremente ...sendo no final do ano organizada uma exposição de trabalhos selecionados por uma curadoria da Casa...em grande estilo...

Trabalhei com um esforço hercúleo, uma vez que o ano  de 2010 foi atípico... em vários sentidos...fui morar em Porto Alegre, num Bairro da zona sul, a Restinga, distante uma hora de ônibus do centro da cidade, uma viagem e tanto...
Recursos escassos, tensões e desgastes dos mais ferozes...solidão daquelas...
Mas - ah! Nas quintas meu coração se aquecia...pegava minhas coisinhas- pasta , papeis, lápis, carvão , pastel, e lá me ia ... sofrer um monte...pois não enxergo a figura humana com proporcionalidade...Tanto assim que considero que esse desenho de rosto da Gallicchio , que foi realizado logo no começo de minhas idas...foi mesmo a melhor coisa que fiz...durante todo o ano...
Num piscar de olhos saiu, lindo adorável ...pois que me acho no direito de ficar feliz as vezes com meu trabalho...quero falar mais desse período...noutro momento...
A experiencia é muito especial...pelas competências que se compartilha; pessoas: homens e mulheres- novatos na arte e já consagrados- ali juntos humildemente fazendo suas tarefas de atualização de gestos... há mesmo ainda muito para contar... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário