domingo, 15 de abril de 2012

O QUE OS SANTOS TEM A VER COM OS OUTROS SERES?

AFINAL - O QUE TEM A VER 
OS SANTOS 
COM OS OUTROS SERES?






                       Desde pequenos , vivendo num país de tradição cristã ocidental predominantemente católica-
estivemos convivendo com a estatuária de santos e com os murais pintados nos interiores das igrejas e nos quadros desde pequenos e simbólicos até os de enormes dimensões.
Neles , as figurações de cenas dos relatos bíblicos do velho e  do novo testamento- com a função de remeter aos heróis e santos que viveram os desafios de viver sua fé publicamente , nos anos que precederam a vinda de Jesus , de convivência com ele e após sua morte, até os dias de hoje.
Os movimentos religiosos seriam suficientes para se olhar para esses aspectos mais detidamente mas o primeiro motor é o fato de que parecem falar aos corações humanos , onde as imagens se livram da pecha de meios de idolatria, e passam a ser complemento da fé, inspiradoras de fervor, matrizes de relação com Deus através de si...se autonomizam tornando -se entes universais...Há registros de que a reforma protestante aboliu a exposição das obras de arte de seus espaços nos templos, por essa conotação de desvio do sentimento de fé que ocorreria na idolatria...
Uma amiga que nos incentivou muito na caminhada de retomada da expressão artística (-que houveramos deixado de lado por cerca de vinte anos), retomou seus estudos acadêmicos em cursos de mestrado e posterior doutorado na Alemanha em que abordou com brilho essas questões na linhagem luterana de confissão religiosa.
O orientador de seu mestrado foi o consagrado professor Trevisan, conhecido por dedicar-se em seus estudos filosóficos e teológicos a questões de iconoclastia, aqui no Rio Grande do Sul.Quem sabe possamos retomar esse assunto , abordando sua tese num outro momento?


Estou me referindo a Haidi Drebs, atualmente secretaria geral da IECLB.


Muito bem; mas quem foi santo Antonio? E Santa Bárbara? E mais , muitos mais já consagrados
como tais , ou a caminho de canonização?
Que importa saber quem são? Quem eram?


O resumo é que foram " Santos".


Durante toda a sua vida, ou de um dado momento em diante, tornaram-se virtuosos e santos por isso. Ligaram suas vidas a história do evangelho de Jesus- e do seu sacrifício - passado por toda a humanidade- sendo Este- O Santo dos Santos, O Exemplo a ser seguido.


Nem pensar se pode , de incursionar ligeiramente, sobre a fundamentação teológica da santidade no mundo.


Assunto de estudiosos e especialistas de toda ordem, mais recentemente na história da filosofia , os hermeneutas -que leem as obras evangélicas, à luz dos próprios textos, uma espécie de exegese que valoriza a coerência e sustentação de sentido expressa pela própria linguagem apresentada pelo texto. 
Perdidos no tempo, os santos mais antigos, deixaram para os artistas sua configuração fenotípica...sendo muito difícil precisar - se eram assim ou de outro modo retratados- por vários autores clássicos do renascimento medievo, por exemplo - Da Vinci, Miquelangelo e Rafael  para apenas citar tres dos mais importantes e conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário