sábado, 7 de abril de 2012

Diplomacia - traço de meu pai...

Mohamed Abrão- desenho a grafite com base em foto 3x4
Curitiba- Fatima Mohamed Abrão.






Páscoa pode ser um tempo de sucesso comercial ou ainda espiritual e religioso.


Alguem postou no face - estou com saudade do meu pai e voce? 


Sim, tambem estou...!! Talvez não tenha sido a melhor das " inaugurações" de nossas 
histórias de pai e filha faze-la com  essa reflexão ampliada sobre familia pessoal
e familias em geral na sociedade de antes e de agora, mas se foi preciso, aí está..
Meu pai era muçulmano ferveroso e posso dizer que como ele rezava cinco vezes por dia 
eu o vi rezar muito mais do que à minha mãe que era católica...
Conheci poucas pessoas com talento diplomático como o que ele tinha...!
E sem dúvida essa foi uma enorme dificuldade que ele passou para ser entendido...


Quando todo mundo achava que ele ser severo com algum patricio merecedor ele era
alegremente divertido, ajudando com sua enorme presença de espírito
 a superar publicamente o drama que se instalara... Sempre admirei essa força e entendi 
muito cedo que se não fosse a diplomacia, o mundo estaria em guerra mais do que já o faz...
è estranho porque meu pai não frequentou escolas e nem siquer
havia outro parecido na colonia árabe que fosse capaz
de agregar pessoas em sua execução de flauta árabe e de dança típica
em que era graciosamente alegre e contagiante... 


Ha tão pouco que sei sobre ele , na verdade por que sem dominar o arabe - passei muito do tempo de nossa convivencia sem entender absolutamente nada do que conversava com os seus patricios...!
Parece estranho- pois normalmente - já não entendemos  o que é dito em nosso próprio idioma - imagine nesse caso...! Não entendendo o que era dito, sobrava o voto de confiança...de que era tudo coisa boa... se se referisse a gente...Por que não o seria? Por se dito em outro idioma não o fazia menos meu pai... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário