terça-feira, 24 de abril de 2012

SERÁ QUE SÃO JORGE EMPRESTOU O DRAGÃO?





             Pintura a óleo com base em santinho popular-
    (fase de desenvolvimento)por  Fatima Mohamed Abrão.
              acervo familia Bissigo-2009.Estancia Velha-RS.

SERÁ QUE SÃO JORGE EMPRESTOU O DRAGÃO?


SÃO JORGE da Capadócia ,
dizem... e há tanta controvérsia 
que acho que quanto mais  há- mais se aprofunda a devoção explícita de parte significativa 
do povo brasileiro por ele.


Anos atrás , a filha de uma amiga fazia seu último ano de psicologia e havia deixado uma pendencia a lhe tirar o sono  - por uma intolerância de uma professora estava arriscada a reprovação não se formando junto com as demais colegas..
Desesperador imaginar  pagar mais algum tempo desse já caríssimo curso...fracassar era demais...assim no final...?!
Sua avó preocupada , deu-lhe uma imagem de São Jorge e disse -
 :-..."pede a ele, minha filha , que ele amoleça o coração dessa professora ajudando voces a se formarem"...
Ela pensou, pensou e combinou com as colegas que se conseguissem as notas para a aprovação- a música da formatura seria a do Ben Johr- o tempo todo, e todas teriam nas mãos por debaixo das togas- uma imagem do santo...até o fim da solenidade...!
Promessa e tudo nos conformes cumprido como o combinado com São Jorge, ele tambem cumpriu sua missão...
Formaram-se todas no maior embalo... !
À minha ignorância causou espanto - que psicólogos precisassem estar recorrendo a uma figura santa 
para resolver uma questão que ao diálogo
não foi possível...entre seres inteligentes...
Mania de querer explicação para tudo mas, confesso que não entendi!


Fiz uma cópia do santinho que tinha em casa em uma folha de vergê verde musgo linda, em pastel seco e presenteei pela formatura essa garota que vi lutar muito pelo que queria... ser psicóloga...


Quando ela e seu namorado vieram buscar o seu presente fiquei sem saber como explicar que não deu para pintar o dragão... não coube  no papel...!
Ela esboçando um suave desapontamento disse -:"Ah , mas será que sem dragão é são Jorge?Ai, acho que não hein?! Afinal , ele luta contra os dragões que ameaçam a gente na vida ...!" Simbolicamente ...é isso"..., completou ela.

Puxa e agora?
O cavalheiro ,seu namorado  que observava tudo em silencio atônito disse -
que não- achava que não precisava ter o dragão desenhado- pois no fundo , no fundo - os dragões estavam dentro da gente...dentro das pessoas...! Mas ora veja, estava ultrapassado o impasse duplamente por um cavalheiro-  um era o próprio santo sem dúvida, e o outro o namorado da moça!
Graças a Deus...fui salva na hora agá...



DALI PRÁ ADIANTE, SEMPRE QUE POSSÌVEL, TODOS OS ANOS PINTO, DESENHO, de ALGUM MODO RELEMBRO 

O QUERIDO SANTO GUERREIRO, 
E PRESENTEIO ALGUEM...
MAS DECIDIDAMENTE SEM O DRAGÃO... 
A QUEM PERGUNTA RESPONDO QUE ACHO QUE SÃO JORGE EMPRESTOU-O AO DJAVAN! 


(Vá saber...?!)


SÃO JORGE-


Um comentário:

  1. Nao se se é pq tenho tanta fé nelee ou pq ele me faz taoo bem ,Sao jorge me ajud muita nessa vida e a metade devo a elee..

    ResponderExcluir