segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vingança da Mona Lisa...


Torre Eifel, Louvre, Museu de Arte Contemporânea- Georges Pompideau, Museu Grevin- Forum des
Ales, Casa de Victor Hugo...Catedral de Notre Dame, A avenida Champs Elisee ...Gare de Lion, Gare de Saint Lazare, Livraria Gallimard, uma cerveja( Mort Subite) - para uma comemoração de 40 anos em Paris... 
Nos planos estava:- andar e andar...mas nem que alguem me explicasse o quanto isso queria significar eu entenderia- só mesmo andando e sentido tudo se desatarrachar...para compreender o que era conhecer a cidade a´pé- andando por ela...!
Na Champs Elisee, caminhava um pé na frente do outro para saborear   a façanha... de ir até o Arco do Triunfo passo a passo olhando sem nem piscar para as vitrines cinematográficas - feitas com planos de luz e sombra de primeira qualidade - economicas: pouco muito pouco de coisas( que por aqui se costuma atrolhar nas vitrines de nossas lojas tão estranhamente organizadas...)eleição de cores suaves, sempre o padrão neutro do preto e do branco, alguma coisa de primárias... mas ênfase aos tons pastéis...Olhá-las é uma espécie de meditação eu acho...numa daquelas - a harmonia existe e é paupável...!Como nos filmes, acho que não dá prá desmanchar as pilhas perfeitas de malha de cashmere na prateleira...tudo parece ter sido arrumado sempre...como se nunca ninguem tirasse nada do lugar...como um cenário em que os marketeiros da cidade escolheram e implantaram a performance ideal pra todos seguirem e para serem o sucesso que são...

Ir a alguns museus, fazer estudos e conseguir olhar nas livrarias as últimas publicações sobre arte e filosofia....só isso! Foi o plano posto em prática...Como deixar de andar num metrô para chegar ao Louvre sem ver quase nada da cidade!? Melhor ir...andando! Estava nas Galerias Lafayete - melhor perguntar pois meu mapa já tinha me enganado antes...faltava rua nele, e eu acabava achando que estava vendo coisas - lia na placa-"Rue Saint Germain" e ela não existia no mapa...!
-"...messier sirvuplê, je ne parlê tre biem france, cudiou plize anderstendim me in inglish?", era a frase que tinha decorado para tentar ganhar a atenção de uma pessoa da cidade pra me orientar...!
Em geral a pessoa respondia... a droite, a gauche, com gestos e eu ia em frente... não sei se ja tinha andado tanto quanto naquele dia - dali até o Louvre!
Era dezembro ...estávamos a onze deliciosos graus
e chegando lá finalmente, alem de exausta de caminhar e olhar as coisas - das vitrines e das livrarias...tudo que queria era um daqueles croassants ( que são  feitos não sei de que farinha maravilhosa), e um chocolate lá no café do Museu... de preferencia - sentada, se não fosse muito caro...
Já tinha entendido que - um preço era pago, por fazer seu lanche ou tomar apenas um cafezinho, em pé;ficava o dobro se quizesse se sentar...por causa do serviço de atendimento ....!Como somos generosos no Brasil- nos sentamos para conversar com um amigo , num café por duas horas e -( imagina se fossemos convidados a pagar mais por isso?) ninguem nos deixa desconfortáveis...Imagine, que recentemente, me sentei em um café em Curitiba, pude usar a tomada para recarregar o notebook, me espalhar na mesa do café para escrever uma pequena crônica e ainda saborear um delicado e distinto serviço, alem de café e torta de qualidade e preço pagável...Sem contar a agradável conversa sobre politica, e tudo o mais, de pessoas que pelo jeito são habitués do lugar...Mas o mesmo procedimento se viu em Florença, na Italia...
Bem, mas voltando ao chocolate... nada de especial...apenas quente...o que já dava um conforto...!
Sai dali- e fui dar uma volta ; comprar uns cartões e pequenas lembranças afinal, estava no museu mais importante do mundo...( ou dos tres mais!?) e voltar - queria voltar a entrada para decidir uma das salas onde ir...todo mundo vai lá ver ....a Mona Lisa, do Da Vinci... claro; e eu tambem  pensei em fazer isso...
E até teria feito se não entrasse num corredor que me levou para os porões do Louvre, onde estavam sendo  feitas escavações arqueológicas...sem saída!
Pânico? Sim... e agora?! Como alguem ia saber que eu estava ali...perdida sózinha? Praga de madrinha! Meu Deus...ia dormir lá , ia morrer de medo , de frio , de fome...! Nem sei quanto tempo fiquei em total paralisação até que...
..sim ...apareceu um "armário"- moreno, alto - daqueles de filme e me perguntou em fances que que eu estava fazendo ali...? 
Eu disse -" messier , pardom moá, I Losed my self here, I want to exit of here, could you please help me?" E ele - ria claro... pois minha cara devia ser patética... na volta para a entrada do museu foi que vi que até  para me perder andei um monte!Caminhando comigo o segurança do museu depois que agradeci, recomendou...cuidado...!Se ainda fui ver a ...Mona Lisa?Imagina! Sai de lá tremendo de susto cai direto na estação do metrô , pedi orientação para ir par a estação de Place D'Italie, e dei Graças a Deus quando enfim vi o hotel da janela do metrô (que ao se aproximar do bairro  andava a ceu aberto...)prá meu consolo! 
Ainda teria que caminhar mais tres quarteirões, só que daí, eu já sabia onde ia dar...
E Da Vinci que perdoasse , eu voltaria lá outro dia...afinal quem está lá expondo há quinhentos anos...  fazendo sucesso, não vai sair de um dia pro outro, de cartaz...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário