terça-feira, 24 de abril de 2012

o que voce vai ser quando crescer?


Fatima M.Abrão na sala de pré escola
1961 .
 
Que voce quer ser quando crescer?
Quem poderá saber logo aos primeiros seis anos de vida, ainda na pré escola, o que o futuro lhe reserva...Queria ser cantora, atriz, professora, médica, freira, e sei lá que tantas coisas mais...
Passados esses 57 anos, parece que não se fez nada... que a vida andou e que tudo ficou meio parecido com o que se queria, mas não se realizou totalmente... ficou faltando coisa pelo caminho... coisas de fazer, de pensar, de estudar, coisas, coisas, que não acabam mais...se fosse voltar no tempo teria que trabalhar, trabalhar muito, mas muito mais !
 Nem que se queira é possível crer que esse tempo é o único que tenhamos pois sentimos profundamente em nós tantas e tantas possibilidades que concluímos poder voltar a elas outro dia...quem sabe?
Escolher , optar, por uma ou duas, das todas vontades de ser isso ou ser aquilo que vibra em nosso coração desde pequenos, e não nos larga a vida inteira, é um suplício... queremos ser sempre mais do que somos, como se desse tempo prá isso...
Sempre entendi que planejar era usar as variáveis que fossem entrar na ação para  combinadas facilitarem a realização ...assim simples...combina daqui, arruma ali, e vai fazendo as coisas acontecerem.
Dia após dia, ano após ano, todos os planos vão sendo concretizados...um a um... na vida de todo mundo.
 Há coisas que não se sabe porque- fojem dos planos, não são previstas , se afirmam meio "ligadas no automático", vindas já: meio de cor, inteiras, sem terem nos ocupado conscientemente nenhum minuto, vão se revelando e sendo eficientes intervenções no mundo , na história de todo dia ou as vezes em grandes  e surpreendentes configurações...na arte, ou em tantas outras areas isso parece acontecer em toda parte, mais ou menos...
Pode se que o tempo não seja um sinal tão determinante para se concluir que nossa vida tem mais de plano, que de acaso(?!)
A  que mais então,  se atribuir um desenvolvimento que precisa de pulsar e não ocorreria fora da gente?
E se der no espaço - mesmo que no nosso interno, terá certamente um ritmo, e em consequência um tempo...
A programação de máquinas nos nossos dias tão acelerada, feita pelas nossas mentes mais rápidas, postas a serviço de todos os demais, vem trazer um enigma de alcance de eficácia no tempo, que não sendo comum a todos , pode no entanto vir a facilitar generosamente para quase todos- um adiantamento - uma aceleração de tempo, em que um percurso socialmente necessário fica percorrido e socializa-se aí a conclusão sem precisar que se planeje tudo de novo...todo recomeço já vai saindo do caminho andado...com novas e inesperadas ferramentas... fica ainda mais difícil decidir o que ser quando crescer... Ou será que tava tudo previsto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário